2016/04/24

Japão terá "comboio transparente" em 2018


O Japão já é muitas vezes associado aos seus comboios "bala" de alta-velocidade, mas em 2018 poderá ser mais difícil detectar alguns destes comboios a atravessar a paisagem nipónica, pois está a ser desenvolvido um comboio "invisível" que não arruíne as paisagens naturais.

A companhia ferroviária Seibu contratou Kazuyo Sejima - um arquitecto que já venceu um Pritzker - para conceber um comboio "transparente" que seja capaz de se integrar em todo o tipo de paisagens que atravesse, quer sejam as variadas paisagens naturais como nos próprios ambientes urbanos.

Infelizmente não são referidos pormenores técnicas sobre como este efeito será conseguido, se à custa de algum tipo de camuflagem activa, ou (mais provavelmente) através do uso de superfícies reflectoras e amplo uso de vidro semi-espelhado para permitir uma visão panorâmica para os passageiros que viajarem neste comboio. Mas seja qual for a técnica, sem dúvida que será mais um dos (muitos) pontos de atracção para quem visita o Japão.

Enquanto este comboio "espelhado" não chega, nada como revisitar um pouco dos bastidores que permitem a estes comboios viajarem às velocidades que viajam, sem descarrilar. :)


1 comentário:

  1. Posso não estar a ver a situação em toda a sua complexidade, mas a utilidade desta medida ultrapassa-me.

    "Estava eu descontraído a olhar para a paisagem e passou um comboio, daqueles assim muito rápidos, e durante 2 segundos não consegui ver nada de jeito porque o comboio estava à frente e agora vou ficar frustrado para o resto da vida."

    ResponderEliminar