2016/04/09

Jovem islandês cria garrafas biodegradáveis feitas de algas


A nossa sociedade está a auto-soterrar-se em plástico, mas há quem aponte uma solução, potencialmente simples e eficaz: a substituição do plástico das garrafas de água por um material feito a partir de algas, e que se pode desaparecer completamente em pouco tempo.

Ari Jónsson ficou chocado ao ver as estatísticas que indicam que cerca de metade dos produtos plásticos é usado uma única vez e deitado no lixo; só que ao contrário da maioria das pessoas, decidiu fazer alguma coisa quanto a isso. O resultado foi um novo material, feito a partir do pó de algas, e que permite criar coisas como garrafas para a água, mas que em vez de permanecerem durante vários séculos nos aterros, se podem desintegrar em pouco tempo.

Claro que uma garrafa não seria de grande utilidade se se começasse a degradar antes do tempo de vida útil do líquido que transporta, e é aqui que entra a parte mais curiosa deste novo material. Enquanto a garrafa estiver cheia de água, o material mantém todas as propriedades estilo "plástico"; mas assim que a garrafa é esvaziada, o material degrada-se em pouco tempo, sem ser prejudicial para o ambiente. Aliás, é até possível comer-se a garrafa, sem problemas.

Sendo eu uma daquelas pessoas que se horroriza sempre que vejo alguém pegar num copo descartável de plástico, para beber um pouco de água e logo de seguida o atirar para o lixo... não podia apreciar mais esta invenção. Falta agora ver se a mesma passa à fase de produção e contribui para reduzir o plástico desperdiçado.

1 comentário:

  1. Resta-nos é saber se isso não irá contribuir ainda mais para a exploração e destruição dos oceanos. E precisamos saber como se irá produzir essa alga (caso seja produzida artificialmente) e em que condições para se saber se não irão exigir o uso de pesticidas, adubos químicos, etc.

    ResponderEliminar