2016/04/20

Notícias do Dia

A UE oficializou a sua queixa conta abuso de posição dominante da Google no Android; o misterioso Magic Leap mostrou-nos um pouco mais da Realidade Aumentada quase mágica; a Omo criou uma mola da roupa inteligente com WiFi; a LeEco antecipa-se à Apple e lança smartphones sem ficha para headphones; e usar apps fora da Play Store triplica o risco de apanhar malware no Android.

Antes de passarmos às notícias do dia, não te esqueças de responder a mais uma pergunta no passatempo da semana que te pode valer um switch HDMI com 5 entradas.

VW usou palavras de código para falar das batotas das emissões



Numa altura em que tanto se discute a encriptação, eis que mais uma vez se demonstra que não é preciso encriptação para complicar a vida aos investigadores. No caso do escândalo das emissões da VW, a investigação tem tido enorme dificuldade em descortinar o que se passava, uma vez que os envolvidos usavam palavras de código para falar do assunto, usando designações como "software acústico" para se referirem à "batota".

... É preciso dizer mais alguma coisa? Talvez isto:


Mitsubishi também falsificou relatórios sobre emissões dos seus automóveis



Já se sabia que o caso da VW apenas veio levantar a ponta do véu, e que muitas outras marcas iriam ser apanhadas em esquemas idênticos, sendo esse o caso da Mistubishi. Vergonhosamente, a Mitsubishi apresenta o caso mostrando-se "surpreendida" por ter descoberto que alguns dos seus funcionários terão falsificado os relatórios das emissões - apostando na mesma táctica da VW, de tentar fazer passar a ideia de que terão sido os seus engenheiros a ter a iniciativa, sem conhecimento dos gestores e directores.

Ainda bem que ainda não estamos na era dos carros autónomos, senão as marcas ainda argumentariam que teriam sido os próprios carros a esconder as emissões.


Corning já consegue imprimir a cores no Gorilla Glass



O Gorilla Glass da Corning já se tornou mundialmente famoso pela sua resistência (embora continue a partir), e em breve poderemos vê-lo com pinturas mais artísticas que nunca. A Corning desenvolveu um método de impressão a cores no seu vidro, que diz resultar em imagens ultra-brilhantes e de alta-qualidade.

Em breve deveremos começar a ver smartphones com a parte de trás em vidro "impresso", com imagens que nunca irão desvanecer nem ficar riscadas.


Norte-americanos estão a trocar internet fixa pela mobile


Nos EUA há um número crescente de pessoas que já dispensa a tradicional ligação de internet fixa, recorrendo exclusivamente à ligações "mobile". É um caso que por cá também se faz sentir, sendo que em zonas com boa cobertura 4G é altamente provável que se tenham melhores velocidades no smartphone do que na ligação ADSL (ou até mesmo de fibra) que se tem em casa. E essa é uma tendência que se irá notar ainda mais no futuro, com as redes "5G".

... Só falta mesmo que os operadores mobile comecem a mentalizar-se para a necessidade da oferta de tarifários ilimitados a preços decentes (mesmo sendo perfeitamente natural a necessidade de gestão da rede em caso de congestionamento - como de resto já acontece.)


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)