2016/04/22

Notícias do Dia

A UE quer que redes sociais obtenham a autorização dos pais para utilizadores com menos de 16 anos; o browser Opera ganha VPN gratuita; bloquear o acesso a conteúdos a quem usa adblockers pode ser ilegal; e os pontos menos bons de ter um carro tecnologicamente evoluído, com o caso do Tesla Model X e os seus bugs desesperantes.

Hoje temos ainda aspiradores robot em promoção; e o nosso passatempo da semana que te poderá valer um switch HDMI com 5 entradas.

Google lança Android N preview para o Sony Xperia Z3



De forma inesperada, a Google anunciou que a versão de testes do Android N passará a estar disponível também para o Xperia Z3 da Sony. É o primeiro smartphone não-Google a receber esta versão, e poderá ser também um sinal de apreço pelo esforço que a Sony tem tido na disponibilização das actualização para os seus smartphones (ou ainda, que poderá haver boas probabilidades de um dos próximos Nexus vir a ser fabricado pela Sony, que é algo que alguns fãs já vêm a pedir há muito.)

Para quem tiver um Xperia Z3 e se quiser aventurar no Android N, a primeira actualização terá que ser feita manualmente, mas a partir daí terá direito às actualizações OTA como nos Nexus.


Cabovisão com internet móvel a preço reduzido?



A Cabovisão pode estar longe do protagonismo de outros tempos, mas parece estar empenhada em se tornar mais atractiva para os consumidores. Para os actuais clientes, a empresa vai começar a disponibilizar o serviço móvel com um preço simpático e uma quantidade de dados generosos.
  • Best Friend: 1000 minutos, 2000 SMS, 2GB de dados, por 5 euros
  • Family Plus: 3000 minutos, 3000 SMS, 4GB de dados, por 7.5 euros
    (dados ainda pendentes de confirmação oficial)
A rede móvel da Cabovisão funciona sobre a rede MEO, mas por agora esta oferta parece estar disponível ainda num número bastante reduzido das zonas em que opera.


Venda de Lumias está "em queda livre"



A Microsoft já tinha avisado que nesta altura as suas prioridades eram outras - que não a aposta em novos smartphones com Windows - e o resultado faz-se notar, e bem. Nos últimos três meses vendeu apenas 2.3 milhões de Lumias, representando uma queda de 73% face ao ano anterior; sendo que no trimestre anterior a queda já tinha sido de 54%.

É bem provável que no futuro a Microsoft volte a investir neste segmento, mas a grande questão que se coloca é: será que nessa altura os consumidores ainda estarão dispostos a confiar na MS depois de terem ficado "pendurados" com os Windows Phones 7, e Windows Phones 8 (ambos com a promessa de que teriam actualizações... que não foram cumpridas)?


Ubuntu 16.04 "Xenial Xerus" LTS já disponível



Se fazem parte daquele grupo de pessoas que encara cada actualização (forçada) do sistema operativo como uma "chatice", apreciarão especialmente as versões LTS do Ubuntu com a garantia de suporte por 5 anos. Quer isto dizer que se optarem pelo recém-lançado Ubuntu 16.04, poderão ficar descansados até 2021 caso não se queiram aventurar nas actualizações intermédias que forem surgindo.

A próxima versão LTS será a 18.04, agendada para sair em 2018.


Google Developers Group Lisbon Sessions #1



Em parceria com algumas empresas em Lisboa, a Google Developers Group Lisboa decidiu organizar um conjunto de talks mensais para a comunidade com o intuito de promover a discussão de tecnologias Google.

Assim, a Google Developers Group Lisboa tem o prazer de vos convidar a assistir à primeira sessão de talks de 2016, já no dia 27 de Abril pelas 19 horas nos escritórios da Uniplaces. Nesta primeira sessão teremos como convidados:
  • Miguel Melo (Uniplaces) - Título: Actual Front-End Development Tema: Desenvolvimento de uma framework de CSS
  • (Fork IT) - Título: Going Go Tema: Visão geral de GoLang
Só existem vagas para 100 pessoas (e já não restam muitos lugares disponíveis) pelo que será conveniente registarem-se quanto antes caso desejem comparecer.


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada

4 comentários:

  1. E já existe um port do Android N no Xperia Z3 para o Z2.
    Um dia destes ainda meto o N no meu... ;)

    ResponderEliminar
  2. Ja disse isto e volto a dizer por aqui, tenho usado nexus desde o nexus 7 (1 geraçao) e hoje tenho o nexus 5, ja passei por galaxys e bq lol
    Mas o meu proximo telemovel ou vai ser da Sony ou vai voltar a ser nexus :)

    Para mim sao os melhores do mercado....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os da Sony não se destacam em nenhuma categoria em particular mas são óptimos em tudo. Por isso apesar de saber que existe um smartphone que pode ser melhor em som (da HTC), ou ter um ecrã ou uma máquina melhor (Samsung), ou suporte com updates mais rápidos (Nexus) os Sony são sempre segundo ou terceito em todos esses aspectos e no geral isso resulta em aparelho excelentes. ;)

      Eliminar
    2. Por acaso até acho que se destacam na bateria na camera e no software por ser quase android puro.
      Epa até posso dizer que no hardware sabem o que fazem, para mim são dos melhor fica ao nivel dos s6 e s7 da samsung, são mesmo confortáveis e bem construídos :)

      Eliminar