2016/04/01

O surrealismo da alfândega em Portugal


Receber encomendas que tenham sido enviadas de fora da Europa é algo que deveria ser extrermamente simples, mas que em Portugal se transforma numa aventura capaz de fazer desesperar a pessoa mais paciente do mundo. Não seria tempo das coisas mudarem e passarmos a ter serviços alfandegários que agilizassem a resolução de problemas em vez dos os criarem?

Bastará dar um salto à nossa mailing list para ver que o desespero ao lidar com a alfândega é, infelizmente, um mal geral - o que mais demonstra a necessidade urgente de que as coisas mudem. Vivemos numa Europa supostamente sem fronteiras, mas já sabemos que as fronteiras vão existindo de forma algo aleatória para certas coisas. Mas neste caso, já sabemos que as coisas vindas de fora da Europa estão sujeitas a taxas (caso se apliquem) e só queremos poder pagar essas taxas em troca de um serviço que garanta um mínimo de qualidade e confiança! Só que infelizmente... nem sempre isso acontece.

(E nem vamos entrar nas questões - puramente lógicas - de algumas lojas recorrerem ao reencaminhamento através de outros países Europeus para obterem as melhores condições possíveis de importação. É o que qualquer pessoa/empresa com dois palmos de testa faria; tal como muitas empresas deslocam as suas sedes para os países Europeus onde paguem menos impostos!)


Em primeiro lugar, reconheço que não serei o caso mais comum, devido à quantidade de gadgets que vou comprando e recebendo semanalmente (embora saiba que por cá também temos vários "viciados" em gadgets que também fazem um elevado número de compras). Devido a essa quantidade e à habitual demora das coisas a cá chegarem, isso faz com que praticamente todos os dias esteja a receber coisas que, nalguns casos, já nem me lembrava que tinha comprado. E, felizmente, a maioria delas também me chega sem incidentes, uma vez que se tratam de produtos de valores ridiculamente baixos. Noutros casos, lá me chega a malfada carta da alfândega a pedir factura e comprovativo de pagamento; e lá envio os dados pedidos, pago o que tiver a pagar... e pronto, também vai funcionando, embora com mais umas semanas de atraso e sem qualquer opção eficiente para acompanhar o processo - a não ser mandar pedidos manuais a perguntar pelas coisas, que são tratados como "reclamações".


Mas, o meu maior problema, é que a tudo isto se adicionam muitos outros produtos que me são enviados por fabricantes e lojas, para testes, para os passatempos, etc. Neste caso, muitas vezes nem sei o que me vão enviar, e - elemento crítico que parece baralhar todo o processo alfandegário - não houve qualquer pagamento. Já perdi conta ao tempo (meses!) que perdi a tentar explicar que não posso apresentar comprovativos de pagamento de produtos que me foram enviados gratuitamente - incluindo "declarações sob compromisso de honra" que me foram pedidas, apenas para, semanas mais tarde, me dizerem que nem mesmo assim a coisa podia ser desbloqueada. E, quando pensava já ter visto tudo... eis que me chega a mais recente carta da alfândega.



Desta vez estamos perante uma verdadeira encomenda mistério, confirmada oficialmente pela própria alfândega, como se pode ver na imagem inicial. É que, como se já não bastassem as dificuldades de tentar explicar a recepção de produtos oferecidos, agora pediram-me documentação de produtos para os quais nem eles próprios identificam o remetente, que literalmente identificaram como sendo "???"!

Ora... não pensem que é má vontade. Quando recebi a carta, e depois de me ter recomposto, tentei fazer o trabalho de detective. Se o remetente é "???" e a descrição do produto é um "aparelho electrónico" que nada ajuda; talvez pelo número de tracking pudesse chegar lá! Mas infelizmente, o número de tracking não me aparece referido em nenhum email das compras ou dos envios que me tenham sido informados. Pior ainda, indo pesquisar este código de tracking diz que o mesmo é uma empresa de logística chinesa, que também não ajuda a identificar quem a envio ou do que se trata.

Ainda assim, e na falta de ajuda da alfândega, enviei os documentos referentes a uma meia-dúzia de possíveis produtos que imaginasse poderem ser (tendo em conta a data de recepção) - mas foi coisa que, passadas mais umas semanas, e mais uma "reclamação" para saber do estado do processo, lá me foi dito que "não dava"; sendo-me enviada nova carta a pedir: site da compra; comprovativo de pagamento e um tal "item associado". Tudo isto, para um produto que a alfândega não fornece dados que o permitam identificar!



... Será que a alfândega espera que os portugueses tenham subitamente adquirido capacidades de adivinhação? Será assim tão descabido imaginar que tudo isto poderia ser tão facilmente resolvido com uma simples mudança de atitude que tivesse maior interesse em resolver as questões em vez de criar problemas? É que bastava uma simples mensagem a dizer: trata-se do produto X da marca Y.

Quantas mais semanas terei que perder para chegar a esse ponto, ou - muito provavelmente - continuar a tentar dialogar com uma "parede" que parece repetir mecanicamente algo, indiferente à impossibilidade de se cumprir com aquilo que pedem? Será que ainda estamos em tempo de ter serviços em portugal que só vão funcionando quando se conhece alguém lá dentro que desencrave a situação? Seria triste se assim fosse - e eu só espero que, de alguma forma, os maus casos que temos testemunhado (e este então, que sobe para o topo da tabela) possam contribuir, de alguma forma, para que algo mude, e se possa ter um serviço alfandegário que não inspire terror a todos os que pensam comprar produtos fora da Europa.

P.S. - Isto foi publicado no dia 1 de Abril, mas infelizmente não é mentira.


Actualização #1: o último desenvolvimento, em resposta ao pedido de que enviassem uma foto ou descrição do produto que facilitasse a sua identificação:
Informamos que os CTT não efetuam a abertura das embalagens e, por isso, é-nos impossível obter mais informações que aquelas apresentadas no Aviso de Desalfandegamento.

Sugerimos que nos envie a documentação que lhe parecer mais adequada.
... Então... que tipo de inspecção é que fazem ao produto, se nem sequer abrem a embalagem!?!


Actualização #2 (13/05): Quase dois meses após o início desta aventura, chegou-me finalmente o aparelho mistério. Em primeiro lugar quero agradecer o facto da alfândega, por estar farta de me aturar ou por simpatia, ter decidido aceitar "uns papeis quaisquer" que nem coincidiam com o produto em questão. Por outro lado, quero criticar o facto de terem decidido fazê-lo com uns de valor superior ao produto em questão, que afinal era o carregador Fishbone. Conclusão: paguei 35 euros de taxas sobre um produto de $35.


Actualização #3: a nova moda parece ser ignorarem as reclamações e devolverem os produtos ao remetente sem sequer avisarem os destinatários.

110 comentários:

  1. Não conheço uma única pessoa que não tenha nenhuma história caricata relativamente à alfandega. Já tive troca de mensagens com o PayPal em que a alfandega me perdeu encomendas (no tracking dizia que tinha entrado na alfandega e depois nunca mais me chegou a casa) em que basicamente me disseram que a culpa era da alfandega mas que como é recorrente e difícil de provar que eles me perderam as coisas o PayPal assumia o prejuízo e devolvia me o dinheiro da encomenda. PayPal sim, alfandega portuguesa não. Fosse a alfandega uma empresa privada e logo se via se as coisas não entravam nos eixos..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era a mesma merda! As pessoas é que trabalham,não é a empresa...

      Eliminar
    2. E a Alfandega já é privada... CTT estão privatizados.

      Eliminar
    3. O Sr. que é o "gerente", da alfandega não sei como pois o ordenado até nem é assim tão grande tem 2 casas (tipo mansão) 1 em lisboa e outra no Algarve , deve ser por obra do espirito santo!!!

      Eliminar
    4. Se tens a certeza disso podes denuncia-lo ás finanças!

      Eliminar
    5. O problema é só um a justiça não funciona por isso a imponidade instalou-se quer seja entidade publica ou privada. Tenho tido senas do outro mundo com empresas privadas. Nas privadas basta começar pelos concessionários automóveis em especial aqueles que o são das marcas premium. Aqui em casa tenho o exemplo com o carro entregue no final do mês de Dezembro 2016 (30 ou 31)ao meu filho que no dia da entrega entre outras não recolhia o espelho retrovisor do lado do pendura.. Adivinham qual a marca do carro??? TOYOTA espantados! Pois

      Eliminar
  2. Eu tive um problema com o meu pebble que comprei no site da pebble (que foi enviado inicialmente através da holanda) e tive que ativar a garantia. A malta da pebble foi espetacular e apenas me pediu para tirar uma foto que comprovasse o problema (ecrã marado) e o respetivo número de série. Nem sequer precisei de enviar o relógio de volta, porque eles iriam enviar um novo de substituição. Ora a pebble enviou-me desta vez o dispositivo de substituição através de singapura (sem eu saber), e pumba problemas com a alfandega que me estava a pedir taxas sobre um produto que eu não paguei (visto ser de substituição). Depois de 20 tentantivas para conseguir ligar para lá, lá esclareci mas eles não quiserem saber e enviaram-me um email com estas palavras."Consultámos o seu processo e constatámos que não fez o pedido prévio respectivo para autorização do regime aduaneiro de aperfeiçoamento passivo (conserto, reparação ou substituição) que lhe beneficiaria na cobrança das imposições legais, por estar isento. Assim sendo ficou obrigado legalmente á taxa de IVA, mais imposições dos CTT e custos legais conforme documento que se junta anexo para sua conferencia.
    Mais informamos que o desconhecimento da lei a ninguém desobriga."
    Ou seja ou um gajo passa os dias a ler o diário da republica ou então é chamado de ignorante. isto é incrível. Por isso é que sou sempre a favor de privatizações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mas o Ctt já são privados, trabalham é mal na mesma. A alfandega não é estatal ?

      Eliminar
    2. Isso é normal... então na tugalandia... era tudo a receber "substituições" :)

      A pebble é que se tem de responsabilizar por isso (isto se, quando compraste, te deram informação que vinha da Holanda. Se nem havia informação sobre isso, então já é da tua responsabilidade em principio.)

      Eliminar
    3. BES BANIF e BPN são tab bons exemplos de gestão privada, espero que o BCP não seja mais um bom exemplo...

      Eliminar
    4. Boas

      Nunca tinha ouvido falar desse aperfeiçoamento passivo e portanto pesquisei pela lei. Alei que encontro disso é de 1986 e pode ser encontrada aqui https://dre.tretas.org/dre/17898/decreto-lei-99-86-de-17-de-maio .

      No meu entender e pelo que consigo perceber da lei o aperfeiçoamento passivo só pode ser aplicado quando o produto foi exportado (neste caso temporariamente).
      Penso que neste caso especifico e uma vez que não compraste o produto este deveria ser transportado como se fosse oferta (inclusive eles permitiram que ficasses com o avariado o que reforça a oferta).
      No entanto e não obstante de ser uma oferta um importo terá de ser pago e nesse caso a regra penso que seja esta:
      "As encomendas PARTICULAR-PARTICULAR até 45€ estão isentas de DIREITOS. EMPRESA-PARTICULAR esse valor passa para 150€" fonte retirada de http://portaldaqueixa.com/servicos-do-estado/autoridade-tributaria-e-aduaneira-alfandega

      Acho que neste caso penso que se pode dizer que eles é que foram os ignorantes e que a frase por eles utilizada "Mais informamos que o desconhecimento da lei a ninguém desobriga." se aplica mais a eles.

      Uma boa continuação

      Eliminar
    5. "Por isso é que sou sempre a favor de privatizações."

      Lolol ! Vê-se como ficaram os CTT dois anos depois com os privados. Se já não era bom, ficou 20 vezes pior com os supostos privados que gerem melhor. E a EDP e a MEO/altice ? Melhor só mesmo para eles que aumentaram os preços de forma exorbitante para o mesmo serviço de sempre ou pior. Depois é o Estado o grande "chulo" ...

      Há com cada preconceito ...

      Eliminar
    6. Marco, os correios ficaram pior por um simples motivo, (pelo menos no cttexpresso) quem lá trabalhava era na maioria empresas externas a fazer as entregas, e os funcionários passavam o dia a "coçar a micose", como havia excedente de funcionários, parte das empresas externas foram dispensadas, obrigando os funcionários a "vergar a mola", e parece que eles não gostaram, ou então não sabem como se trabalha, uma vez que era coisa que não faziam...
      Digo isto porque trabalhei lá em sub-contratação e no centro onde estava, calculava-se que havia cerca de 80 "coçadores da micose", que só agora os vejo a fazer alguma coisa quando vou para aqueles lados...

      Eliminar
  3. Há tempos pedi o reembolso de uma compra num site americano (vitacost.com) porque ultrapassou o tempo máximo de entrega (3 meses, se bem me lembro) e nem era possível localiza-lo pelo rastreamento de objetos. Para minha surpresa, uma semana depois de ter o dinheiro de volta na minha conta chegou (de Miami)... Bem, pelo menos poupei 53 euros em suplementos alimentares. Mas passei a evitar fazer compras fora da União europeia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então, nesse caso, deveria ter o bom senso de devolver o valor reembolsado, à empresa em questão...
      Invés de punir a alfândega, que foi a culpada, puniu a empresa, que, em nada falhou.
      Isso é falta de carácter... e honestidade.

      Eliminar
  4. Surreal é o termo...pelo tracking 10 dias de Hong Kong até entrar na alfândega, saída da alfândega 68 dias.

    ResponderEliminar
  5. Surreal é o termo...pelo tracking 10 dias de Hong Kong até entrar na alfândega, saída da alfândega 68 dias.

    ResponderEliminar
  6. Há alegados desvios pelos colaboradores da alfandega.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, já ouvi falar de alguém que comprou produtos a um tipo que trabalha na alfandega da Portela. Inclusive ele também comprou um plasma enorme a um gajo que trabalha nos armazéns da Worten! Que curiosamente também tinha um pacote da NOS a metade do preço vendido por um grupo organizado dentro da própria NOS! Enfim, há coisas muito estranhas por ai!

      Eliminar
    2. A sério? Claro que tem provas disso e que já fez denúncia ao MP, não é verdade?

      Eliminar
  7. Também recebi um Pebble na garantia vindo de Singapura, e no meu caso enviaram para casa sem qualquer problema (em Fevereiro 2015)

    Entretanto da segunda vez já veio da Holanda

    ResponderEliminar
  8. há apenas um tema que não é abordado...é que alguns srs que trabalham na alfandega quando farejam algo que lhe interessa poem as coisas a um canto para ficarem esquecidas e se apropriarem delas...e sim é kafkiano o contacto e mesmo a importação de produtos recondicionados pagar impostos pq a legislação nada refere quanto a produto novo ou recondicionado é no minimo caricato....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isso aconteceu me com umas baterias da GOPRO 3
      depois de passar a alfandega, ficou la 3 semanas no mesmo sitio!
      Liguei para o chefe dos CTT expresso em Braga e no dia seguinte estava cmg!

      Eliminar
  9. Quanto à situação que reportaste, esta semana recebi uma encomenda exatamente da mesma forma, no remetente tenho ??? também fiz de detetive e espero ter acertado... Vamos ver como corre.
    Mas já desisti de enviar compromissos de honra, prefiro pagar alguma parte para ter comprovativo, ou mesmo a totalidade, e posteriormente devolverem-me o €, tendo assim comprovativo da totalidade.

    Outra situação e para não fazer publicidade à noticia que fiz, deixo só aqui o print das novas leis:
    http://i.imgur.com/WSMkiTU.jpg

    O Orçamento de estado revogou a alinea dos 10€ de IVA. Dessa forma tudo a cima de 22€ passa a pagar iva, se for parado.
    Antigamente o limite andava nos 43€.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto é muito, muito mau.

      Eliminar
    2. Se forem ao site dos correios espanhois o Valor também é de 22€ cheira-me a Directiva da UE.
      Ainda vou investigar se assim é ou não

      Eliminar
  10. Uma vez o meu tio mandou-me um presente da Tailândia e quando o fui levantar na alfandega não mo quiseram entregar porque tinha de apresentar uma fatura de compra. Só não havia nenhuma fatura e nem um comprovativo de compra consegui. E foi ai que eu falsifiquei a minha primeira prova de compra (e já perdi a conta da vezes que fiz isso). E é muito fácil porque eles só querem qualquer merda que indique o custo do produto pra nos poderem sacar o imposto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, explica-me la isso... estou a precisar de fazer o mesmo xD

      Eliminar
    2. No meu caso bastou-me falsificar um documento que fotocopiei e entreguei porque eles só queriam algo que indicasse o valor do artigo. Fiz isso várias vezes e houve uma delas em que que como se tratava de um produto que eles consideravam ilegal em Portugal tive de me chorar e inventar que era para um familiar que tinha cancro e esse produto era a nossa ultima esperança, e quase verti algumas lágrimas! Enfim, temos de ser criativos!

      Dá uma olhada no exemplo do link em baixo. Nesse exemplo trata-se de uma compra verdadeira com vários produtos, mas bastaria substituíres uma das imagens pela imagem do produto que pretendes levantar na alfandega (e retirar os restantes produtos, obviamente) e falsificar os valores. Depois fazes uma copia e entregas. Pelo menos comigo isso sempre resultou!

      http://zed22.com/image2/exemplo.png

      Eliminar
    3. é graças a estes xicos espertos como o pedro que este país está no estado que está

      Eliminar
    4. Ve-se logo que nunca tiveste nenhum problema na Alfandega porque se tivesses tido já saberias realmente porque "este país está no estado que está"!

      Eliminar
    5. Exacto pedro, sem duvida... ha pessoas que nao sabem mesmo do que falam. Prefiro ser "xico esperto" do que por-me de cu pro ar para estes incompetentes da alfandega...

      Pedro, o meu caso é um telemovel, custou cerca de 115e, o que achas melhor fazer?

      Eliminar
    6. Se custa 150 eu poria no mínimo 30 euros porque eles abrem sempre o pacote para verificar o conteúdo (no meu caso faziam-no sempre na minha presença). Devem cobrar-te quase essa quantia em taxas! Infelizmente já não compensa comprar nada fora da União Europeia! Boa sorte!

      Eliminar
    7. tiveste que pagar algo por essa encomenda da tailândia?

      Eliminar
  11. Na última passagem pela Alfândega, eles ofereceram-se para mostrar o produto em questão (sempre ajuda para quem tem várias encomendas em trânsito como nós)...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... mas para isso tinha que perder uma manhã, ou uma tarde, para lá ir pessoalmente. Torna-se ridículo ter que faltar ao trabalho por causa disto...

      Eliminar
    2. E quem não mora em Lisboa, não tem essa sorte.

      Eliminar
  12. Bem pessoal, já tive varias situaçoes com a alfandega, mas a ultima tem a ver com umas peças de substituição compradas em israel para uma maquina que temos. Primeira vez que foi á alfandega, o aviso nunca chegou e a encomenda foi para trás, da segunda vez, depois de pediram toda a documentação que prontamente foi enviada, pediram-nos o certificado de conformidade CE. Ora aquilo é um controlador de servo-motores que estão numa maquina com certificação CE. Mandamos isso, mas não foi aceite, porque dizem que o certificado CE é referente á antiga directiva comunitaria low voltage devices do ano 1999 e a que está em vigor é de 2001. A maquina é do ano de 1999 claro que todos os certificados eram dessa data...lol
    Neste momento temos pareceres positivos do Instituto Electrotecnico Portugues, do IST e até já nos telefonaram do ministerio da economia, sobre este assunto. A nossa alfandega é um entrave a tudo... tristeza.

    ResponderEliminar
  13. Eu, para desalfandegar pólos, ou seja roupa obviamente feita de algodão, tive que enviar uma declaração em como não eram fabricados a partir de pêlo de cão ou gato. E eram oferta, enviada pela subsidiária americana da minha empresa para a portuguesa, mas tive que pagar 134 euros por 24 pólos. Sem comentários...

    ResponderEliminar
  14. Ainda me lembro do tempo em que eu tinha receio do que quer que fosse que eu mandasse vir da China, com medo de ser enganado e me enviassem coisas falsificadas, ou mesmo só lixo em vez do que tinha pedido...
    ... hoje em dia nem penso nisso... o meu único medo é a minha própria alfândega! Sempre! Ao ponto a que isto chegou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que nem é assim tão mau como muitas das vossas situações, já tenho um Leap Motion que mandei vir daqui a pouco há um mês, e já sei pelo CTT Track que está parado na alfândega há mais de 1 semana -.-

      Eliminar
  15. Deixo aqui a minha primeira experiencia de compra na china e da encomenda ir a alfândega.

    A primeira vez que fui adquirir algo no site aliexpress, só me deixa desagradado, não pelo site mas sim os serviços prestados pelos CTT.
    Fiz a encomenda no dia 7-2-2016, azar o meu início do ano novo na china 
    Só me processaram a encomenda dia 15-2-2016, uma semana para entregarem a encomenda no posto de correios da china, é aceitável.
    Uma semana para chegar a Portugal, para ser exacto 7 dias, penso que é muito bom.
    Agora 20 dias para fazerem alguma coisa cá em Portugal, deixa-me frustrado com a incompetência dos serviços sejam eles dos CTT ou da autoridade aduaneira.
    Já enviei a documentação solicitada por email e agora quantos mais dias terei de esperar pela encomenda?
    Hora Estado Motivo Local Recetor
    quarta-feira, 23 Março 2016
    09:32 Entrada armazém para aplicação de legislação - LISBOA -
    sexta-feira, 4 Março 2016
    10:37 Para apresentação à Alfândega - LISBOA -
    quinta-feira, 3 Março 2016
    16:29 Receção internacional - LISBOA -
    sexta-feira, 26 Fevereiro 2016
    19:36 Expedição internacional - SHENZHEN -
    terça-feira, 23 Fevereiro 2016
    15:51 Expedição internacional - SHENZHEN -
    segunda-feira, 22 Fevereiro 2016
    14:31 Aceitação - Local não definido -

    ResponderEliminar
  16. Se tens o numero de rastreamento podes ir levantar diretamente na alfandega sem esperar que te mandem para casa. Convém é levares uma copia do recibo de compra

    ResponderEliminar
  17. Eu moro na Póvoa de Varzim , minha encomenda chegou dia 01-03-2016 entrou para alfândega 03-03-2016 hoje é dia 23-06-2016 INACREDITÁVEL !!!
    Vou ter que ir a Lisboa buscar minha encomenda ?
    Estou indignada com a alfândega e CTT são 2 lixos !!!

    ResponderEliminar
  18. Já tentou ligar para lá ?

    ResponderEliminar
  19. Senhores!

    Eu não defendo nem acuso. Apenas quero dizer que tive que iniciar um processo jurídico contra a mecânica de aduanas em Portugal. Já descobri que o que entra pelo CTT é classificado pelo mesmo para passar ou não pela Alfandega. O que percebi até o momento é que o CTT não funciona como devido.

    Eu tenho em observação aqui neste comentário que:

    1-Uma determinada encomenda entrou na Alfândega no Continente e novamente na Alfândega da Ilha da Madeira.
    2-Uma outra ficou mais de 30 dias no continente desaparecida.

    O CTT não olha a divisão política de Portugal como ela é e empastam as coisas e apontam o dedo à Alfândega.

    A Alfândega por sua vez não tem mão do CTT.

    Estamos lidando com algo ainda por ser destrinchado.

    O ponto é o seguinte. Se o transporte é pago adiantado, não falta dinheiro para contratação de pessoal para dinamizar a mecânica. Se não o fizeram, alguém está ficando com este dinheiro.

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É triste mas eu escolho esta opção:
      "Se não o fizeram, alguém está ficando com este dinheiro."

      Eliminar
    2. Como achas que os que trabalham nos CTT e os que ja trabalharam tem bons seguros? Por exemplo, o seguro de saude para o pessoal do CTT chega a incluir mais 2 pessoas da familia se nao estou em erro, e em muitas coisas sao a custo 0, nao pagam nada, ou seja, quem paga é os CTT. De onde achas que vem o dinheiro? Do roubo aos portugueses. Vergonhoso.

      Eliminar
  20. Alfandega e CTT...uma cambada de grunhos. A incompetência dessa gente é gritante.... o pior é que temos sempre muita pena das pessoas que dão a cara e que ganham uma miséria, ao passo que os Srs. e Sras. que estão por trás dos procedimentos, e que nunca tocaram sequer numa encomenda ganham salários do tempo de quadro graduado... sabem daqueles antigos que já ninguém hoje em dia ganha..... enfim.... fora com essas jarras da china... ponham pessoal novo, com nova mentalidade e novos procedimentos.

    ResponderEliminar
  21. Boa noite a todos, quero dizer que concordo com a maior parte do que foi dito acima, a empresa está claramente com problemas que precisavam de ser reavalidados seriamente. Eu comprei ha 2 semanas uma viola na ebay,com vinda dos states de 200 euros e devo tar a receber um dessas cartas em breve..... Mas no meu caso ela é um item Usado por isso, será que o melhor n é falsificar uma factura e mandar-lhes por email a dizer que custou tipo 100 euros? Senão vou ser autenticamente roubado....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca recebi nada em segunda mão mas penso que para eles o que realmente conta é o valor da transação...

      Eliminar
  22. ja liguei pra eles tambem pras 3 numeros diferentes mas nunca atendem...........

    ResponderEliminar
  23. Parece que muita a gente teve problemas com a alfandega!!! Pois eu tambem e ainda estou a espera de que devolva uma encomenda que nunca chegou as destinatario!!!
    Em finais de Abril 2016 enviei da Noruega para Portugal, uma prenda de aniversario pelo correio, para a minha irma, na qual constava um doc alfandegario de cá (obrigatório)com a descriminação e valor dos items enviados, mesmo assim foi parada na alfandega em Portugal.
    Em Maio foram solicitados fatura e recibo de portes, os quais foram enviados imediatamente.
    Passou o mês de Junho, de Julho e a encomenda continuava sem chegar ao destinatario.....e o processo sem solucao á vista.A 04.08.2016 pedi a devolução da encomenda ao remetente, até hoje (25.08) continuo à espera da encomenda e alguma notificação por parte da alfandega se o processo de devolução ja foi efetuado.
    Quem espera, desespera!!! desde Abril á espera que resolvam o problema ........Como é possivel funcionarem tão mal!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas coisas só se resolvem indo lá pessoalmente!

      Eliminar
    2. Pois acredito que sim, mas estando eu na Noreuga e a minha irma no Porto fica um pouco mais dificil de tratar pessoalmente.

      Eliminar
    3. 30.09.2016 Finalmente a encomenda é devolvida ao remetente!!! Ao fim de cinco meses o problema foi resolvido!!!! No meio desta situacao toda posso dizer que até tive sorte em ainda "existir" encomenda.
      Desejo a todos a mesma sorte ;)

      Eliminar
  24. pessoal custa mais o telefonema de valor acrescentado do que os custos de desalfandegamento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso vale mais a pena ir lá pessoalmente como eu sempre faço! Eu nem sabia que as chamadas têm "valor acrescentado"!

      Eliminar
  25. ola boa tarde. pelo q leio nao sou a unica neste momento desesperada com a alfandega. No meu caso fiz uma encomenda na banggood de um artigo q me custou €25,37 que com o seguro e os custos de envio foi para os € 25,95 por isso teve de passar pela alfandega. O problema nao é o passar pela alfandega mas sim o tempo q la fica pois ffoi uma encomenda feita a 17 de junho chegou a portugal no dia 4 de julho, no dia 5 entrou na alfandega e esta la desde entao conforme podem ver:
    sexta-feira, 29 Julho 2016
    21:23 Entrada armazém para aplicação de legislação - LISBOA -
    terça-feira, 5 Julho 2016
    12:00 Para apresentação à Alfândega - LISBOA -
    01:14 Receção internacional - LISBOA -
    terça-feira, 28 Junho 2016
    23:37 Receção nacional - AMSTERDAM E -
    23:37 Expedição internacional - AMSTERDAM E -
    ja ha mais de um mes q esta encomenda deu entrada para aplicaçao da legislaçao e ate hoje nada, nao tenho nenhuma indicaçao da alfandega, nem nenhum pedido de nada. Gostaria por favor a quem tem experiencia a lidar com estes assuntos q me informassem do que eu posso fazer para resolver isto, pois ao q li por aqui começo ficar preocupada pois o artigo sao uns oculos vr q eram para oferecer no aniversario do meu filho a 23 de julho e agora tenho receio q nunca cheguem e tambem tou em duvida se devo entrar em contacto com o site onde comprei o artigo.

    desde ja agradeço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A melhor solução é dirigir-se á alfandega levando todos os dados que tiver. É o que eu sempre faço!

      Eliminar
    2. Obrigada pela resposta e acredite que se morasse em Lisboa ja o tinha feito mas moro no porto por isso ir a alfandega nao me é possivel.

      Eliminar
    3. Problema é que o Tuga manda vir as coisas e não quer pagar custas.
      Ainda há pouco tempo mandei vir um telemovel de 187€ e não ficou na alfandega, paguei 10€ à DHL e voilá :)
      Outras encomendas que faço se for já de algum valor, não me importo de pagar mais 1€ ou 2€ do que ficar retido na alfandega.

      Eliminar
    4. Nem sempre... A DHL cobra quase 30 euros só para tratar do processo de desalfandegamento, a que se somam as taxas alfandegárias propriamente ditas (em muitos casos inferiores ao custo da DHL...)

      Eliminar
    5. Indo diretamente à alfândega dão a encomenda na hora?

      Eliminar
    6. Se já estiver lá e se tiveres os documentos, sim.

      Eliminar
    7. Afinal qual é a taxa de alfandega atualmente ??? 10%, 20%, 50%, 100% ???? Antigamente era 10% mas atualmente já não se percebe porque estão a cobrar taxas que ultrapassam os 100% (tendo em conta que como no caso da Paula Gonçalves que pagou "€ 25,95" pelo desenfaldegamento de um produto que custou "€25,37"). Já para não falar que os custos de envio não deviam ser incluídos nessa taxação...

      Eliminar
    8. Sim, se lhes mostrar a carta enviada pela alfândega e os documentos pedidos (costuma ser o CC e uma prova do valor da mercadoria)

      Eliminar
    9. Eu no meu caso fiz uma encomenda no dia 5 de maio no site do aliexpress, 2 semanas depois o artigo deu entrada na alfândega em Portugal, passado 1 mes recebi uma carta do CTT Internacional a pedir NIF, Cartão cidadão, recibo de compra, comprovativo detalhado do artigo com preço de compra e direção de destinatario,
      Uma semana mais tarde voltaram a pedir a mesma informação e mais um printscreen da pagina onde fiz a compra, uma semana mais tarde, que o valor do recibo de compra com o valor de 15,57€ não era igual ão valor de compra de 15,57€ (eu ainda não consegui encontrar a difereça) e ão dia de hoje o artigo leva 4 meses na alfândega, eu ainda não sei quem é mais incompetente....
      Se a alfandega ou até mesmo os do CTT que se dão ão trabalho de pedir sempre o mesmo...

      Eliminar
  26. Comprei sapatos num site Francês, que afinal é Chinês, e vedaram-me o acesso ao site. Assim, não tenho a Factura de compra! E ando a apresentar papéis.... e ando aos papéis.... Parece que fica impossível, receber o que paguei. Infelizmente, como todos dizem, é o "país que temos " ( e merecemos ). Sorte para todos, e para mim também.

    ResponderEliminar
  27. Comprei umas botas (china) no valor de 22.65€ que ficaram retidas na alfandega. Solicitaram o comprovativo de pagamento para poderem enviar-me a encomenda. Enviei o q me foi solicitado mas desconhecia q qdo chegasse a encomenda me seriam cobradas taxas da alfandega e CTT no valor de 22.01€. Recusei a mercadoria. Estou obrigada a pagar na mm as taxas?

    ResponderEliminar
  28. Há uns tempos encomendei um kit Arduino por 32€ no Ali Express.
    Passado um mês o pouco recebi uma carta da alfândega a pedir documentação, a qual enviei prontamente. Passadas 3 semanas recebi outra carta da alfândega a pedir mais documentos, os quais enviei prontamente.
    Depois de um mês de espera decidi telefonar para saber o que se passava. Fui informado que a documentação havia sido rejeitada e que o producto tinha sido devolvido à origem.
    Conclusão, não me disseram o motivo que levou à rejeição dos documentos, fiquei sem os 32€ e sem o produto uma vez que tinha sido enviado há quase 4 meses.
    Enfim...

    ResponderEliminar
  29. Ainda estou a tentar perceber as facturas da alfandega ,recebi uma hoje de 24,34 sobre um encomenda de 39 euros da gearbest
    Mas a factura so aponta na descricao 12,34 em taxa alfandegaria.
    Depois no fundo magicamente passa para 24,34 sem explicacao nenhuma

    ResponderEliminar
  30. Pessoal, novo ano, mesma tanga.
    Tenham cuidado com o material que encomendam da GearBest, actualmente está tudo a cair nas mãos da alfândega, a DHL recusa-se a completar a entrega porque o material fica retido, e ou pagam outros 30€ (fora a taxa que vão pagar do imposto sobre o produto) só para renovar a ida de lá até a morada desejada.

    Só tenho a acrescentar que desde setembro que não me chega nada do eBay, apesar de ver os reembolsos, há já vendedores a recusarem-se a reenviar e até a excluir Portugal da lista de países para onde vendem, sob o medo de terem feedbacks negativos.
    Cá para mim ainda vou achar o meu material na feira da vandoma!
    A corrupção cá está fora do controle!

    Um bom ano a todos!

    ResponderEliminar
  31. Boa noite.

    Encontro-me na mesma situação.

    Fiz uma encomenda no inicio de Outubro, que chegou a Portugal no final desse mês. Estamos a falar de um mísero jogo para consola, que me custou 35€, já com portes. A 5 de Novembro entrou para "aplicação de legislação" e a 11 desse mês, recebi a carta da alfândega e enviei os docs necessários.

    Ora bem, estamos no final de Janeiro e até agora nada. Depois de imensos emails e chamadas telefónicas pagas por mim, os CTT disseram-me que enviaram tudo para a AT e que estão à espera. Quando telefonei para a AT, disseram-me que queriam provas do que me tinham dito nos CTT. Pois é, estamos a lidar com duas entidades, que podem empurrar o problema de um para o outro.

    Disseram-me também que este atraso não é normal.

    Espero que não tenha que pagar taxas de armazenamento fora do normal, já que tratei de tudo a tempo.

    Vou lá pessoalmente na 4a para ver se despacho isto de uma vez por todas, depois de me terem dito por telefone que a encomenda ainda se encontrava no mesmo sitio. Por email não me responderam a esta questão.

    Tou tão passado com isto que tenho medo de fazer alguma loucura quando lá for ^^

    ResponderEliminar
  32. Isto é realmente do mais ridiculo que existe.

    Eu também hoje, recebi mais uma carta a pedir comprovativo de compra/ total de portes e o meu numero de contrib...

    Ora bem, trabalho com várias empresas de tlm, para fazer testes aos terminais, o item é oferta...
    Parece que os ignorantes da alfandega não compreendem isto.

    este item, veio directamente da fábrica , explicitamente a dizer "prototype" , sample phone ... agora será mais mais uma aventura de meses para ter o mesmo ...

    Li acima, que após ter toda a documentação pedida, pode-se levantar directamente na alfandega? verdade?

    Qual a morada, é a que vem na carta:
    EXATORIA: Centro de Produção ....
    Av. Marechal Gomes da Costa 13 Lisboa ?

    cts

    ResponderEliminar
  33. Boas

    Sou programador Android, logo recebo semanalmente vários produtos ...

    Nesta ultima, recebi agora carta da AT, a pedir comprovativo de compra ( ?? ) descrição detalhada e num contribuinte ..
    Isto e deveras ridiculo ...
    Mas não conseguem perceber, quando ALGO é enviado de oferta???

    mais uma dor de cabeça...

    Alguem referiu acima, que aquando de ter a documentação pedida é possivel levantar directamente na alfandega?

    Onde posso levantar? é na morada referida Av. Marechal Gomes da Costa em Lisboa?
    Dava jeito, necessito do produto com urgencia, já se encontra ha 3 duas semanas na AT ( e so demorou 4 dias da China para PT...)

    obg

    ResponderEliminar
  34. A minha cunhada enviou prendas de Natal para os meus filhos. Uns brinquedos e uma roupinha. Recebi a tal carta a pedir NIF e comprovativo de pagamento. Liguei e expliquei que eram prendas de Natal. Pediram para preencher a tal Declaração de Honra. Como não sabia o valor do conteúdo liguei e disseram "escreva qualquer coisa." Dali a uma semana enviaram a declaração de volta a dizer que faltava preencher o número do local (que forneceram nesse mesmo email). Enviei a declaração novamente. Dali a uns dias enviaram a declaração de volta a dizer que faltava indicar a quantidade de produtos. Como não fazia a menor ideia e como a minha cunhada tb não tinha a certeza, liguei e expliquei o que tinha sucedido. Mais uma vez disseram, "escreva qualquer coisa". Enviei a declaração outra vez e agora estou a "aguardar analise e verificação interna". É com tudo isto estamos no fim de fevereiro e os meus filhos devem receber a encomenda de Natal lá para a Páscoa e a roupa com certeza que não servirá à pequena que agora está com 5 meses. Uma vergonha.

    ResponderEliminar
  35. Quantas vezes já passei por isto!! Quantas!! Realmente quando o produto é uma oferta é todo um drama e parece que estamos a falar com malucos. Não percebem que se foi oferecido, não há um recibo do paypal que eu possa inventar.

    Já estou na fase em que só quero escrever uma reclamação no livro amarelo, mas nem sei se a Autoridade Tributária tem alguma delegação no Porto.... enfim.

    ResponderEliminar
  36. Sou mais um que vou ter que pagar o preço do produto em taxas alfandegárias.
    Incrível é o fato de o processo demorar tanto que tenho que pagar excedente de armazenamento. Como se a culpa fosse minha pelo período de quase 2 meses que levaram para avaliar minha documentação.
    Para complementar, comprei de uma loja de UK, mas resolveram me despachar o produto do USA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diga que desiste do produto que eles tiram essa taxa. Fiz isso há 2 semanas atrás porque queriam cobrar-me 12 euros de taxa de armazenamento...

      Eliminar
  37. Olhem o que acaba de me aparecer no aliexpress.... "submission to costum authorities" sao uns auriculares para capacete. De certeza que o preço no pacote é diferente do que paguei.... o que posso esperar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. fala com o suporte do site onde encomendaste e eles tentam ajudar.

      Eliminar
  38. Sou mais um anonimo que recebeu uma carta da alfandega cujo artigo comprado e a que querem cobrar mais algo está mal identificado.
    Penso que o artigo a que se referem custou menos de 22 euros e por isso não deverei contribuir para os emolumentos de algum chulo, se ainda fosse para o erário publico ainda compreendia...
    Mas o que me dói mesmo é o tempo que demoram a libertar um item que me faz falta ser superior ao que leva a chegar ao nosso País vindo do outro lado do mundo!

    ResponderEliminar
  39. Gostaria de obter uma informação de alguém que possa dar-me uma dica de como posso ultrapassar um problema UE tenho por resolver, se possível.
    Comprei umas coisas só material eletrónico (películas para telemóvel, cabos, cartões de memória, etc) na China, através da web, ao todo foram 80€. Em vez de receber uma só encomenda eles enviaram-me duas, separadamente, com dois números de tracking diferentes. A segunda encomenda seguiu 3 dias depois da primeira.
    Passados 10 dias a encomenda avaliada em 30€ chegou cá sem problema, mas a outra encomenda avaliada em 50€ ficou retida na alfândega.
    Um mês depois, pediram-me os tais docs (conteúdo, valor dos portes e comprovativo de pagamento) desta encomenda, e eu não tenho o comprovativo de pagamento a indicar 50€, então enviei por email um printscreen dos conteúdos desta encomenda bem como o link direto do site chinês (não falsifiquei valores). Dias depois solicitaram-me um comprovativo de pagamento deste valor. O que devo fazer?
    Tenho receio de lhe apresentar o comprovativo do total 80€ feito por cartão de crédito e eles cobrarem-me a taxa referente aos 80€ e não 50€...
    Help!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francamente, se lhe disser a verdade eles têm de confiar. Mas se fosse eu dizia-lhes que já não tenho o comprovativo ou falsificava um. Ultimamente, deixei de comprar coisas que me obriguem a pagar taxas na alfandega mas quando o fazia passei por problemas como esse e sempre consegui resolve-los facilmente. Vá lá e diga-lhes a verdade ou falsifique o documento ou diga-lhes simplesmente: "olhe, eu já não tenho o recibo. Peço desculpas, mas esse artigo custou apenas X ( e de preferência mostre também uma fotocópia com o nome do artigo com o preço) e como pode facilmente verificar (porque eles muitas vezes abrem os pacotes na nossa presença) que o artigo não vale mais do que isso!"
      Comigo isso costumava funcionar.

      E se eles disserem que tem que pagar ainda mais cerca de 10 euros pelo armazenamento diga-lhes que desiste do produto. E logo de seguida a empregada responde-lhe, "espere um pouco" e vai falar com o chefe e depois volta e diz "olhe, vamos fazer uma excepção e não lhe cobramos a taxa de armazenamento". Isto porque eles preferem desistir de cobrar essa taxa a terem de devolver o produto!
      Boa sorte :-)

      Eliminar
    2. Recebi a encomenda dois meses depois. Com taxa 30€. Nada fácil.

      Eliminar
  40. Boas Pessoal..... Mandei vir um produto do ebay inglês no valor de +/- 180€ vou ter problemas com a alfândega

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende de onde o vendedor efectuar o envio... Muitas vezes podem vender no ebay UK ou USA, mas o produto ser enviado da china (por exemplo).

      Eliminar
    2. Recebi agora a informação que a encomenda está em andamento.... Vamos ver o que acontece.

      Eliminar
    3. Chegou sem qualquer entrave

      Eliminar
  41. Olá !
    Eu comprei umas sapatilhas na Amazon .. por 44.40€ (portes incluídos).

    Se eu for pessoalmente a alfandega é possível eu levantar a encomenda no próprio dia?
    Quanto teria de pagar, e que documentos devo levar neste o caso?

    E já agora se o preço for exorbitante para levantar a encomenda e “ignorar” a carta, a encomenda seria devolvida sem custos adicionais para mim? (é que na carta diz que a partir do dia 31º desde o recebimento deste aviso estou sujeito a uma sobretaxa diária !!)

    Agradeço a ajuda !

    ResponderEliminar
  42. A mim aconteceu me o seguinte:
    comprei uma MI Box TV na Tomtop e foi parar á alfandega, recebi a carta para o desenfaldegamento, o valor total da encomenda era 47.39€ e tinha de pagar 30.94€...incrivel...lá paguei e fiquei á espera de entregarem a encomenda...passado 02 horas e já só lá tinha eu, fui perguntar pela encomenda e já se tinham esquecido de mim...o tipo foi buscar a encomenda e disse que a encomenda já não estava na prateleira que o sistema indicava...devolveu-me o dinheiro que tinha pago e disseram que iam procura-la e entravam em contato comigo...já se passaram 2 dias e nunca ligaram...

    ResponderEliminar
  43. Esses tipos da alfândega são uns ladrões asquerosos. Encomendei uma merda de um pingente no valor de 25 euros e agora querem um comprovativo de pagamento, quando paguei aquilo com mbnet. Além disso, a primeira vez que isto aconteceu, foi com uma camisola de 60 euros, pela qual queriam que pagasse mais 60 euros pelo desalfândegamento. E se fizéssemos uma petição? Éque isto é um roubo descarado, e, se não protestarmos nem fizermos nada, irá continuar assim. Acho que podíamos tentar, não custava nada. Divulgar isto através de alguma rede social, contactar uma rede de notícias, mas temos é de reagir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qualquer coisa serve como prova, mesmo o e-mail que recebeste com a prova de pagamento ou mesmo uma foto do anuncio com o preço...

      Eliminar
  44. Mais a vez cada tuga conta os seus casos na net.mas falar a quem realmente deve ou dar uma soluçao está quieto.era por.o.fogo na.alfândega e com eles lá.dentro.era uma soluçao.tenho a certeza que depois já resolvia as questões como pessoas e casos específicos e não como números...tanta gente a matar e bater tanta gente inocente e estes ladrões descarados não há ninguém que.mexa os punhos

    ResponderEliminar
  45. Já alguém ficou com uma encomenda na alfandega (Vindo da gearbest) tenha conseguido devolver e ser ressarcido do valor?
    Comprei telemovel 300€ e pedem-me 170€ para levantar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por esse valor, é para recusar seguramente; mas esse valor não pode estar correcto. Para 300€ terias que pagar no maximo 90€, se tanto. Que parcelas é que te estao a apresentar?

      Eliminar
  46. A mim a ultima foi, mandarem uma camara de filmar para minha casa com o meu nome sem eu saber, o pai de uma menina que estava a passar ca ferias para ela poder filmar ca coisas e tal, ele do estrangeiro pagou e enviou da holanda, ora eu tive que lombar com 25 euros de impostos que eu nao paguei, o dinheiro nao saiu daqui e mandei todas as provas e mais algumas, cagaram pros papeis.. Va.. Era saber como se chamam os mitras e residencia dos gajos da alfandega comecando por is directores e mandares-lhe milhares de "aparelhos eletronicos" do estranjeiro com valores parvos, va uma caixa kk com fios ou telemoveis partidos para eles terem que desalfangar tudo pois mais tarde ou mais cedo vao comprar o ultimo iphone e ficam sem saber se e a encomenda que ficou presa.

    ResponderEliminar
  47. É uma merda é apanágio Português.....

    ResponderEliminar
  48. Comprei um telemóvel na china de apenas 60 euros e está na alfandega a 4 dias (demorou 3 dias para chegar da china...) a DHL quer me cobrar 32,23 para desalfandegar fora o IVA isso é uma roubo!

    ResponderEliminar
  49. Comprei um smartphone usado no Aliexpress por 154 Euros. Mas o vendedor declarou-o como MP5 no valor de $45 USD? Como posso resolver esta situacao?
    E quanto me vai custar para o levantar da alfandega? Posso recusar levantar??
    A encomenda ao ser devolvida ao site, reembolsam-me pelo valor que ja paguei??

    Obrigada pela ajuda!

    ResponderEliminar
  50. Comprei um smartphone usado no Aliexpress por 154 Euros. Mas o vendedor declarou-o como MP5 no valor de $45 USD? Como posso resolver esta situacao?
    E quanto me vai custar para o levantar da alfandega? Posso recusar levantar??
    A encomenda ao ser devolvida ao site, reembolsam-me pelo valor que ja paguei??

    Obrigada pela ajuda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha cara, terá que apresentar um comprovativo do pagamento. Sobre os 154 euros que é o verdadeiro valor da transacção e não sobre o valor declarado que ninguém costuma ligar. Quanto ao custo na alfândega. Terá que pagar o desalfandegamento (creio que entre 20 e tal e os 40 euros, não tenho a certeza pois volta e meia, mudam esses valores) e o IVA (23%) sobre essa compra.

      Eliminar
  51. comprei um computador retro no ebay canaadá
    ora destino alfandega lá vou eu e meu espanto
    já foi a algum tenho não tenho numeros corretos mas paguei
    tanto pelo produto como pelas taxas de alfandega

    ResponderEliminar
  52. tenho outra situação no ctt marl
    comprei um teclado no ebay australia
    como não chegava fui saber o que se passava
    disseram-me que a encomenda tinha sido entregue
    e, tinha sim senhor mas não a mim pelo tracking number
    cheguei a pessoa que o recebeu que me disse que foi
    junto com outras coisas e fez o favor de me devolver
    quem tinha que fazer isto tudo era o estafeta dos ctt
    que fizeram a Me....da tempo deslocaçoes chamadas tl etc
    cambada de incompetentes

    ResponderEliminar
  53. I sent legal merchandise from Portugal to another country member of the EU via the infamous Express Mail Service (EMS) and they opened the letter and wrote to me that I am in trouble because I have been mailing illegal goods (which is a lie). Now they are holding it for a month and not responding to my inquiries, but responding to complaints at Portaldaqueixa with canned responses "you will receive a response" which ends up in a non response. They threatened me with destroying my property that they are holding on and they want me to do something I have no idea how to do it as they told me to fly 2000 km and pick it up at the DHL which does not give me any information as they say that CTT Expresso EMS did not provide DHL or me with any tracking information. Clearly they are thieves empowered by the corrupt government. So illegal and nasty and absolutely out of control! Portugal seems like an African Third World country stuck as a member of the EU by mistake. Avoid mailing anything via EMS or you will be in a huge loss and you will be sorry. While in Portugal just drive or fly to another country and send your mail from there!

    Enviei mercadorias legais de Portugal para outro país membro da UE através do famoso Serviço de Correio Expresso (EMS) e eles abriram a carta e me escreveram que estou com problemas porque estava enviando mercadorias ilegais (o que é uma mentira). Agora eles esperam um mês e não respondem às minhas perguntas, mas respondem a reclamações no Portaldaqueixa com respostas enlatadas "você receberá uma resposta" que acaba em uma não resposta. Eles me ameaçaram de destruir minha propriedade que estavam segurando e querem que eu faça algo que não faço ideia de como fazê-lo, pois me disseram para voar 2000 km e buscá-la na DHL, que não me fornece nenhuma informação como eles dizem que os CTT Expresso EMS não forneceram à DHL ou a mim nenhuma informação de rastreamento. Claramente, eles são ladrões habilitados pelo governo corrupto. Tão ilegal e desagradável e absolutamente fora de controle! Portugal parece um país africano do Terceiro Mundo preso como membro da UE por engano. Evite enviar qualquer coisa via EMS ou você estará em uma perda enorme e sentirá muito. Enquanto estiver em Portugal, basta dirigir ou voar para outro país e enviar seu e-mail a partir daí!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os serviços postais dos CTT pioraram muito após serem privatizados, isso é uma verdade. Também é verdade que o serviço CTT Expresso é péssimo. Eu já o utilizei e simplesmente desisti pois é caro, demora imenso tempo e eles tratam o correio ao pontapé. No entanto, o correio chega sempre. Portanto, e sinceramente, a sua história não cheira nada bem.

      Pelo que diz, não consigo afirmar se o que enviou é legal ou ilegal ou se é uma mercadoria que deveria ter sido declarada. Até existem mercadorias legais, ex: pilhas de lítio, que necessitam de tais preceitos. Afinal, enviou o quê para que tal trapalhada acontecesse ?

      Por último, experimente viver em Itália ou na Roménia, por exemplo. Irá reparar que várias lojas online, nomeadamente o ebay, em que a maioria dos utilizadores simplesmente deixaram de enviar para esses países. Portanto, lave a boca antes de falar de Portugal dessa forma pois, em comparação, o que diz não faz sentido. Pessoalmente, e vale o que vale, nunca tive qualquer problema a receber ou enviar de e para fora do país. O que já ficou na alfândega foi resolvido de uma forma ou de outra e tudo o que enviei até agora, chegou ao destino. E foram várias encomendas, não uma.

      Eliminar
    2. Após ler com mais atenção o que escreveu, num português meio macarrónico, dá para perceber que a encomenda nem sequer está em Portugal. Está a "2000 km". Eu não sei se sabe mas a EMS é composta pelos serviços de correios de mais de 180 países. Em Portugal é representada pelos CTT Expresso. Sendo assim, quando a encomenda em viagem passa para os serviços de correios de outro país, a responsabilidade é desses mesmos correios. Não dos CTT Expresso que já fizeram o seu trabalho aqui. Ao enviar a sua encomenda. Que é possivelmente ilegal noutro país mas que aqui, no atrasado Portugal, até deixaram que fosse enviada.

      Eliminar
  54. Estou vivendo um pesadelo desde agosto. Enviei do Brasil uns presentinhos para meu filho que mora em Portugal e já me pediram um quantidade surreal de documentos, tudo para justificar o envio de um notebook usado e alguns livros. A cada documento que envio, pedem outro... O envio de documentação nunca termina e agora estão me cobrando mais de 200 euros de taxa de armazenamento por um atraso que alfândega mesmo causou.

    ResponderEliminar
  55. Já tive vários produtos retidos na alfândega mas tudo sempre correu bem. Embora em alguns casos tenha demorado algum tempo. Isso realmente é chato e mais chato ainda é ver retido um produto por lá.

    De qualquer forma, e neste caso em particular, embora perceba a frustração causada, apontar o dedo à alfândega não faz muito sentido. Se o remetente não consegue ser identificado a culpa é do remetente que, ou não colocou a informação necessária, ou então não ficou legível. A alfândega por muito "má" que seja não pode inventar a descrição do conteúdo ou da informação que lá deveria estar. Se poderia abrir a encomenda, de propósito, fora das regras de verificação para lhe fazer um favor ? Isso já é outra coisa diferente. Volto a dizer, a culpa é do remetente. Mas mesmo assim, lá lhe fizeram o jeito de libertar a encomenda após entregar "uns papeis quaisquer". Ainda bem que era um gadget, porque se fosse antrax, droga ou explosivos, quem ficava "chateado" era eu como cidadão que quer um mínimo de segurança na importação de produtos.

    Esta é uma época moderna onde tudo anda a mil à hora. As pessoas não têm paciência e querem as coisas para ontem. Este é um exemplo disso mesmo. Embora não seja um "viciado" em gadgets, faço algumas encomendas lá fora. Umas são mais rápidas do que outras. As que demoram mais tempo, eu tb fico chateado e frustrado e acho que deveriam melhorar o serviço, tornando-o mais eficiente. Agora, o que não faço é transportar essa frustração para justificações que, espremidas, são um monte de nada.

    "Será que a alfândega espera que os portugueses tenham subitamente adquirido capacidades de adivinhação?"

    Não, mas, pela sua lógica, os portugueses esperam que a alfândega tenha adquirido essa mesma capacidade.

    Quanto a enviar produtos como "prenda". Os que não foram comprados. Meu caro, em tempos até dava para enviar encomendas marcadas como "gift" e não eram cobrados impostos. No entanto, os remetentes que vendiam, mentiam e colocavam a encomenda como tal. O destinatário, nessa situação, não reclamava porque também lhe convinha. E foi graças a esse abuso que todas as encomendas passaram a ser taxadas. Culpa ? Remetente em complacência com o destinatário. Mas é claro que "os portugueses" não gostam de assumir estas responsabilidades e muito menos pagar. No que toca ao pagar, eu não fujo à regra. Agora, percebo muito bem o que aconteceu para as coisas serem como são. Até podia assumir a responsabilidade mas ela já nos foi imposta. Portanto...

    ResponderEliminar