2016/04/08

Samsung pede patente para lente de contacto com câmara e ecrã


Enquanto umas pessoas se divertem a ver filmes de ficção científica, outras há que parecem querer assegurar o seu futuro pedindo patentes sobre coisas que ainda estão bastante distantes da realidade. Será esse o caso da Samsung, que quer uma patente sobre uma lente de contacto com câmara e display integrados.

A ideia de adicionar componentes electrónicos a uma lente de contacto não é nova, e já têm sido feitas experiências com componentes electrónicos flexíveis. No entanto, da realidade actual (e mesmo a médio prazo) ao que a Samsung nos propõe na sua patente, vai uma gigantesca distância.

No pedido de patente da Samsung, temos uma lente de contacto electrónica que seria a resposta a tudo o que os fãs da tecnologia pedem: uma lente de contacto que teria integrado um ecrã e uma câmara, permitindo captar as imagens do mundo real, e simultaneamente apresentar-nos uma visão "aumentada" desse mesmo mundo. Neste caso, temos também comunicação wireless com um smartphone, onde seria feito o processamento - mas já que estamos numa onda de futurologia, porque não imaginar que o processamento seria feito na própria lente, e que teria autonomia ilimitada usando energia captada do próprio utilizador?

Enfim, nada nos garante que a o pedido de patente seja aceite. Mas se for, que tal começarmos já a pedir patentes sobre teletransporte, veículos movidos por antigravidade, e um xarope que dê vida eterna?

2 comentários:

  1. Pode ser que a Samsung já tenha feito algumas descobertas nesse campo e esteja a trabalhar nisso e pretenda lançar algo dentro dos próximos anos! Seria um pouco estranho darem-se a esse trabalho sem terem nada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tenho ideia que o John Carmack (que está a desenvolver o Gear vr com a Samsumg) já se referiu a esse tipo de tecnologia no Twitter!

      Eliminar