2016/04/24

Soulseek ainda resiste e é um repositório pirata para músicas "impossíveis" de encontrar


Numa altura em que a maioria das pessoas já se rendeu ao streaming para ouvir as músicas que quer, será surpreendente descobrir que o velhinho Soulseek ainda está em actividade... e é um local onde se podem encontrar raridades que não existem em mais lado nenhum.

Provavelmente desconhecido das gerações mais novas, o Soulseek é um dos programas veteranos de partilha P2P que ainda vai resistindo, mesmo já tendo 17 anos de idade. Este é um dos programas nascidos na era em que programas como o Napster, Kazaa e Limewire atraíam pessoas para a internet em busca dos conteúdos desejados... e que também faziam muita gente desesperar quando o "partilhador" desligava o computador. Nestes programas o download é feito directamente entre utilizadores... e estamos dependentes de que a pessoa em questão partilhe o que nós queremos, e mantenha o seu computador ligado para esse efeito.

A parte mais curiosa - para além da sua surpreendente longevidade - é a de que o Soulseek se tornou num repositório onde se podem encontrar todo o tipo de raridades musicais que será impossível encontrar em qualquer outro lado, fruto das gigantescas colecções dos fãs e apaixonados destas raridades (alguns deles disponibilizam mais de 600GB de conteúdos). E não será preciso muito imaginar que por vezes, até quem detém os direitos de certas obras, poderá precisar de recorrer a este espólio para recuperar músicas antigas das quais já não existe um registo oficial.

Talvez um dia se venha a encarar a partilha de conteúdos como a verdadeira forma de garantir a sua segurança e disponibilidade... e não deixaria de ser justo que programas como o Soulseek ainda por cá estivessem para demonstrar que, afinal, eram eles que tinham razão.

5 comentários:

  1. O melhor dos melhores P2P para musica sem duvida. já o utilizo à uns 12 anos...

    ResponderEliminar
  2. O melhor dos melhores P2P para musica sem duvida. já o utilizo à uns 12 anos...

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar