2016/04/21

Tesla Model X recheado de bugs desesperantes?


O Tesla Model X é um automóvel que todos desejariam ter... mas que vem também mostrar os riscos de ter um carro demasiado dependente dos sistemas electrónicos e do software, transpondo para o mundo real as frustrações dos bugs informáticos.

O Model X da Tesla é um carro recheado de tecnologia, e onde as suas portas Falcon Wing são um dos elementos mais característicos. As portas traseiras abrem como asas, podendo ser abertas num espaço ultra-reduzido. O problema é que algumas pessoas têm descoberto que o seu carro parece ser propenso a bugs de software, fazendo com que as portas, vidros, e outros elementos, deixem de funcionar sem qualquer aviso ou explicação.

Noutros produtos electrónicos, já estamos "habituados" a que a Lei de Murphy nos faça passar por todo o tipo de bugs e casos incomuns de bugs nos podem causar enormes frustrações (mais preocupante será por vezes vermos bugs que afectam as coisas mais básicas do funcionamento de um aparelho - coisas que em modelos mais antigos nunca tinham sido problema). Mas se é chato descobrirmos que o nosso smartphone fez desaparecer as fotos, ou que indica estar com rede WiFi quando na realidade está a consumir dados móveis, mais chato ainda é descobrirmos que não podemos entrar ou sair do nosso carro por este se recusar a abrir as portas; ou que os sensores que deveriam detectar obstáculos não funcionam e fazem com que as portas batam no tecto; ou ainda que o travão automático se activa sozinha de metro a metro quando se faz marcha atrás.

Sem dúvida que se poderá tornar numa desculpa interessante para chegar tarde ao emprego, dizer que o carro se recusou a abrir as portas, ou que decidiu limitar a velocidade máxima a 40km/h - mas mostra-nos os perigos a que os mais "azarados" estarão sujeitos.

E não nos podemos esquecer que toda este potencialidade para bugs se vai multiplicar à medida que se for apostando em cada vez mais aparelhos "inteligentes" nas nossas casas e demais locais... Imaginem só o que será quererem acender as luzes, e as ditas lâmpadas inteligentes acharem que não, devido a um bug na mudança de hora, ou por terem um qualquer sistema anti-pirataria que obriga a que o comando seja autenticado num servidor que por acaso está em manutenção...

4 comentários:

  1. Podias pôr uma foto com a frente real do carro, que não é essa.
    Essa tem grelha e o Model X não por isso deve ser um render.

    ResponderEliminar
  2. Mesmo com todos estes problemas eu não me importava nada de ser um dos proprietários, se alguém não quiser ou estar farto do seu eu aguento o fardo. ;)

    ResponderEliminar
  3. A Tesla é que tem o hype toda, mas a marca que mais investe e que mais know-how tem em veículos eléctricos é a Nissan.

    ResponderEliminar
  4. Um dia destes os estados escrevem leis de tal forma blindadas que os carros passem a ser tipo naves espaciais... nada pode falhar e ponto final... e se falharem metem as empresas a pagar tipo 50% do rendimento bruto anual da marca durante os 5 anos seguintes... ou mesmo proibir a transacção de qualquer tipo relativamente a modelos da marca/ grupo(s) empresarial(ais) envolvidos durante os 5 anos seguintes. Queria ver quem era a empresa que queria arriscar ser arrasada financeiramente com algum erro inaceitável.

    ResponderEliminar