2016/04/16

The Next Rembrandt criou um novo quadro de Rembrandt usando impressão 3D


Temos visto a inteligência artificial superar os humanos em diversas áreas (como nos jogos), e há também quem já utilize técnicas idênticas para criar novas obras de arte replicando mestres como Rembrandt.

Neste caso não se trata propriamente de inteligência artificial, mas sim de inteligência humana, que aplicou o conhecimento de especialistas em diversas áreas para analisar minuciosamente os quadros de Rembrandt, para depois conseguir recriar um novo quadro que - para todos os efeitos - é um quadro de Rembrandt, ao ponto de também simularem o relevo do seu estilo de pintura, usando uma impressora 3D.

Um projecto fascinante, que mistura a tecnologia e a arte, mas que também poderá levantar algumas preocupações quanto à utilização de técnicas idênticas para criar réplicas e quadros falsos que serão cada vez mais difíceis de detectar.

... Por outro lado, não há como não apreciar a possibilidade de, no futuro, podermos pedir um novo quadro, pintado pelo nosso artista favorito, independentemente dele ter falecido há séculos. Depois só falta clarificar a questão de quem é que deverá ter os direitos de autor. :)

2 comentários:

  1. Os direitos de autor ? A spa encarrega-se de amealhar....

    ResponderEliminar
  2. "Direitos de autor" ??? No futuro iremos ter quadros com telas digitais (o chamado "papel digital") controlados por computador ou por smartphone e poderemos mudar as imagens sempre que nos apetecer!

    ResponderEliminar