2016/04/08

Vodafone com assistente personalizado para os clientes particulares


E se, em vez de terem que lidar com um operador "anónimo" quando precisam de tratar de algum assunto com o vosso operador, tivessem um assistente personalizado permanente? É essa a nova aposta da Vodafone, que por enquanto arranca numa fase piloto para alguns dos seus clientes.

Depois de ter revolucionado o mercado com uma oferta imbatível em termos de preços (e obrigando os restantes operadores a ajustarem-se em resposta) a Vodafone avança agora para outro sector que tradicionalmente é um dos mais problemáticos: a da assistência aos clientes. Falar com os operadores para qualquer questão é, normalmente, algo que nos faz perder tempo infinito ao telefone, muitas vezes sendo-se atirado de um lado para o outro - e isto para não falar daquelas coisas em que, por vezes, mais vale desligar a chamada e esperar que da próxima vez nos calhe um assistente mais prestável que resolva o problema na hora (em vez de contribuir para aumentar o problema).

A opção da Vodafone passa por alargar aos clientes particulares o conceito de assistente personalizado que já aplicava no segmento empresarial; numa fórmula que também já tem sido adoptada noutros sectores (como a Banca). Ou seja, em vez de lidarmos com um assistente anónimo, passamos a ter um assistente dedicado. Sempre que necessitarmos de alguma coisa, como fazer uma alteração ao serviço, ou simplesmente esclarecer qualquer dúvida, a nossa chamada para o número de assistência será reencaminhado automaticamente para o assistente que nos foi atribuído.

A ideia é que assim teremos uma experiência bastante mais agradável e eficiente do que lidar com "anónimos"... e ao mesmo tempo evitar as situações frustrantes associadas a todo o tipo de contactos com a assistência dos operadores de telecomunicações. Parece-me uma excelente ideia, agora é só esperar que este programa piloto seja alargado a todos os clientes - e que os restantes operadores voltem a ir buscar "inspiração" à Vodafone.

6 comentários:

  1. vai ser tipo "médico de familia"

    Pessoalmente vou ter pena de quem lhe calhar alguns clientes.

    ResponderEliminar
  2. Sou cliente da Vodafone desde a época da Telecel e nunca tive problemas com assistência técnica. Quando passei para o segmento empresarial passei a ter um assistente, mas por vezes ajudo familiares no contacto com a empresa, e os assistentes anonimos são muito capacitados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem verdade. No meu dia-a-dia lido com as 3 operadoras para resolver problemas de clientes, a Vodafone é de longe a mais competente e acima de tudo com pessoas simpáticas que não se limitam a ler um script. Na NOS, é o meio termo, acho que nem estão para se chatear, se resolver óptimo, se não resolver também não querem saber. Na MEO, bem, para ter alguém competente tens de ligar 10 vezes e falar com 20 pessoas diferentes e com sorte resolvem-te um problema mas criam 2 a seguir.

      Eliminar
    2. Na Meo tb já gestores dedicados e não falo no empresarial... É uma questão de departamentos...

      Eliminar
    3. Na Meo tb já gestores dedicados e não falo no empresarial... É uma questão de departamentos...

      Eliminar
  3. Sou cliente da Vodafone desde a época da Telecel e nunca tive problemas com assistência técnica. Quando passei para o segmento empresarial passei a ter um assistente, mas por vezes ajudo familiares no contacto com a empresa, e os assistentes anonimos são muito capacitados.

    ResponderEliminar