2016/05/06

Actualização gratuita para o Windows 10 termina em Julho


É mais que conhecida a insistência com que a Microsoft promove a actualização para o Windows 10, mas chega agora a fase em que se passa a ter um motivo de peso para aqueles que têm adiado a decisão: o prazo para poderem fazer a actualização gratuita para o Windows 10 aproxima-se do fim.

Por muito que a MS deseje que todos os utilizadores dos Windows 7 e 8 se actualizem para o Windows 10, não é fácil vencer a inércia de que não o faz por receio (ou pura preguiça). Serão estes que agora começarão a ter motivos acrescidos para meterem mãos à obra, pois o prazo para a actualização gratuita para o Windows 10 termina a 29 de Julho, e a partir dessa data comprar um Windows 10 Home passará a custar $119.

Embora por vezes possa transpirar um pouco de sentimento "anti-Windows 10" importa referir que esta é uma actualização que recomendamos, e que será do agrado da maioria dos utilizadores. É certo que para os utilizadores do Windows 7 será necessária um (curto) período de habituação, mas rapidamente passarão a considerar o Windows 10 como o seu novo "Windows 7". Mesmo no caso em que algo possa correr mal podem sempre reverter a actualização e regressar ao Windows que tinham anteriormente - embora esta seja também uma oportunidade de ouro para porem à prova o vosso processo de backups (caso queiram repor completamente as coisas como estavam anteriormente).

Seja como for, é melhor marcarem na agenda que este é um assunto que convém ficar resolvido até 29 de Julho (sendo mais que certo que milhões de utilizadores só irão tratar disso no último dia!) E para terminar, embora este prazo seja um excelente "incentivo" para que mais alguns milhões se mudem para o Windows, já estaria no momento da Microsoft oferecer o Windows 10 Home de forma gratuita ou a um preço simbólico. Nesta fase parece-me que têm mais a perder em querer cobrar pelo Windows 10 para uso doméstico, do que a ganhar (ainda por cima, a maior parte destes Windows 10 já são cobrados directamente aos fabricantes de computadores onde o mesmo vem pré-instalado).

10 comentários:

  1. Anónimo6/5/16 22:20

    Já migrei para o windows10, agora , como é que se irá processar, caso necessite de formatar o pc após 29 de Junho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso foi num portátil ou barebone que já vinha com Windows integrado?

      Se sim, basta sacar a ISO do Windows 10 do site da Microsoft e instalar. Como a licença está no firmware do PC nem é necessário introduzir serial.

      Eliminar
  2. Aquilo que eu já fiz num portátil com Windows 7 (que funciona mal com Windows 10) foi o seguinte:

    - Retirei o hdd do portátil e coloquei um vazio.
    - Fiz o factory reset para o disco vazio (basicamente instala o Windows 7)
    - Fiz o upgrade para o Windows 10
    - Retirei este disco e voltei a por o disco original.

    Desta forma tenho o portátil validado para Windows 10, mas continuo a usar o 7 indefinidamente, a não ser que os problemas das drivers sejam resolvidos.

    ResponderEliminar
  3. Convém informar que quem tem um PC antigo, ou portátil antigo, e está bem no Windows 7 por exemplo, é melhor não mexer... Os problemas com drivers e Bios incompatíveis são mais que muitos.

    ResponderEliminar
  4. Convém informar que quem tem um PC antigo, ou portátil antigo, e está bem no Windows 7 por exemplo, é melhor não mexer... Os problemas com drivers e Bios incompatíveis são mais que muitos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho um portátil mais velho do que a Sé de Braga, estava bem servido com o Windows 7, no entanto aderi logo ao Windows Insider (versões betas do Windows 10) e não me queixo, tirando uma ou outra build mais problemática, o portátil ficou bem mais rápido e estável do que nos tempos do Windows 7.

      Eliminar
  5. Anónimo7/5/16 01:45

    Não é assim além de ser mais rapido que o 7

    ResponderEliminar
  6. Alguém fez o upgrade num PC com 7 e linux? Uso maioritariamente linux. O windows é legítimo. A questão é se este upgrade me vai apagar/lixar o linux. Obgd

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deverá apagar nada. Quando muito poderá substituir o GRUB. De qualquer maneira faça backups antes de qualquer aventura.

      Eliminar
    2. Pois. obrigado. N estou numa de ter de reinstalar o grub, dai a questão.

      Eliminar