2016/05/25

Android Pay vai deixar levantar dinheiro no multibanco

Tanto a Google como a Apple tem feito todos os possíveis por transformarem os seus dispositivos mobile em formas de pagamento que dispensem o manuseamento de dinheiro, mas por vezes ainda há necessidade de o usar. O Luis Costa conta-nos o que a Google apresentou a este respeito no Google IO.


Um bom sistema de pagamento é essencial para a sobrevivência de um negócio. Recordo com saudade o nosso "porta moedas multibanco", um cartão que permitia ao utilizador efectuar pagamentos de baixo valor, dispensando assim quilos de moedas nos bolsos e carteiras. Sendo eu avesso às moedas, foi uma desilusão assistir à sua partida.

O MB Net é um excelente meio de pagamento e o MB Way vem facilitar ainda mais os pagamento, mas estes sistemas estão virados para o online. Falta-nos um sistema de interacção com os terminais de pagamento. É aqui que o Android Pay pode vir a ter um papel decisivo, com a utilização do smartphone para efectuar pagamentos.

No Google I/O, o gigante americano apresentou a possibilidade de usar o Android Pay para levantar dinheiro numa caixa "multibanco", dispensando assim a utilização dos cartões de plástico. Basta encontrar o símbolo junto ao leitor de cartões, aproximar o smartphone e esperar que o mesmo seja reconhecido pela máquina. O utilizador tem depois de introduzir um pin para validar a operação.

Esta função já está disponível em alguns bancos nos EUA, e tendo em conta o evoluído sistema multibanco que temos em Portugal, era uma excelente oportunidade de acrescentar ainda mais valor ao mesmo.



Por: Luis Costa

1 comentário:

  1. Algo parecido ja e usado na polonia. No telefone diz-se quando se quer levantar e depois e so dirigir a maquina, introduzir un pin e o dinheiro sai.

    ResponderEliminar