2016/05/11

Facebook Moments chega à Europa mas sem reconhecimento facial


Demorou quase um ano, mas finalmente o Facebook lança a sua app Moments de partilha de fotos em grupo na Europa - mas deixando de fora a sua característica principal: o reconhecimento facial de quem surge nas fotos.

Foi em Junho do ano passado que o Facebook revelou o seu Moments, que visava facilitar a partilha de fotos entre amigos, usando reconhecimento facial para detectar quem estaria em cada foto, e sugerir automaticamente que a foto fosse partilhada com quem lá está. Desde logo surgiram as preocupações de que tais técnicas não seriam muito bem vindas deste lado do Atlântico (e mesmo nos EUA o Facebook está em vias de levar com processo) - pelo que a chegada do Moments à Europa acontece com alguma surpresa.

Surpresa essa que poderá ser amenizada ao se saber que esta versão para a Europa não conta com o sistema de reconhecimento facial original, mas com uma versão mais básica que se limita a agrupar pessoas idênticas nas nossas fotos. Ou seja, em vez de descobrir que determinada pessoa na nossa foto é um nosso conhecido no Facebook, o Moments europeu consegue apenas dizer que a pessoa na foto "1" poderá ser a mesma que também aparece na foto "4" e "5", por exemplo.

Resta saber se esta distinção será suficiente para satisfazer os requisitos da protecção de privacidade da Comissão Europeia... ou se mesmo este sistema reduzido continuará a ser considerado abusivo.

2 comentários:

  1. O nome até está bem metido..., instala-se, experimenta-se... e a bateria dura só uns Moments... lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... esqueci de dizer que, ao fim de uma hora, a respectiva desinstalação é um passo normal... ;)

      Eliminar