2016/05/17

Google lança Spaces - espaços de partilha e discussão


Se acharem que faz falta (mais) uma app para conversas em grupo, a Google lança o seu Spaces, onde é possível criar "espaços" para partilhar e discutir conteúdos, vocacionado para grupos pequenos.

Se ainda não encontraram nenhuma solução para salas de conversação com amigos (ou mesmo que já tenham uma) valerá a pena espreitarem este Google Spaces que a Google acaba de lançar e que está disponível na web, e em apps para Android e iOS. A ideia é criarem espaços dedicados a grupos de amigos, ou determinados temas, e onde podem facilmente partilhar páginas web, vídeos do YouTube, ou textos, que podem ser discutidos entre todos.


É mais uma ferramenta com a qual a Google espera manter os utilizadores dentro dos seus serviços, em vez de terem este tipo de conversas em grupos no Facebook Messenger ou outras apps; mas o problema é que começa a tornar-se excessiva a quantidade de serviços que a Google disponibiliza para coisas muito semelhantes - e isso faz-se notar nalgumas reacções à apresentação deste Spaces.

Afinal, temos o Hangouts, que permite conversas e partilhas em grupo; temos as Collections no Google+; recentemente também o YouTube ganhou partilha e discussão integrada; e já nem vamos meter os círculos do Google+ ao barulho. Este Spaces pode centralizar as conversas em grupo, mas em nada ajudará a tentar decidir se afinal usamos o Spaces, ou o Hangouts, ou o Google+, ou qualquer outra coisa.

Overdose de serviços cada vez mais fragmentados em vez da unificação que há muito se pede? Há quem pense que sim, e por muito que eu ache piada ao "material design" deste Spaces... tenho que confessar que também me parece que a Google precisa de definir um rumo nesta área.

[Google Spaces para Android | Google Spaces para iOS]

2 comentários:

  1. Completamente de acordo contigo.

    ResponderEliminar
  2. Oh vida... Vamos lá então colocar as nossas apostas...
    Quanto tempo até isto ser descontinuado pela Google?
    1 ano?
    2 anos?

    ... :p

    ResponderEliminar