2016/05/30

Notícias do dia

Espreitamos as 9 melhores novidades do Android N; o Firefox ultrapassou o Internet Explorer; a MSI e HP criaram um PC numa mochila para VR; como criar uma mini estação meteorológica com WiFi por menos de €15; a importância de manter a pressão correcta nos pneus dos automóveis; e o ES File Explorer remove adware mas o estrago já foi feito.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que estamos a oferecer um UMi Super, e também um globo terrestre que flutua no ar; e amanhã chegam prendas novas para alegrar a entrada no mês de Junho.

ARM apresenta Cortex A73 e Mali G71


Se no segmento desktop as melhorias a nível de CPU têm sido cada vez mais reduzidas, no segmento mobile continuamos a ver evoluções significativas de ano para ano. Na Computex a ARM revelou os novos Cortex A73 e GPU Mali G71, que em deveremos encontrar nos SoC topo de gama dos dispositivos mobile em 2017.

O Cortex A73 promete ter um desempenho e eficiência 1.3 vezes superior aos dos chips actuais, enquanto que o GPU Mali G71 promete ser 50% mais rápido, com suporte para resoluções 4K e 120Hz - melhoria que será bem vinda para tirar partido da aposta nas tecnologias VR.


UMi revela fotos nocturnas tiradas com o Super



O UMi Super é um dos smartphones mais "quentes" do momento (e estamos a oferecer um!) e a marca está confiante de que o mesmo irá fazer sucesso até entre aqueles que colocam a qualidade das fotos como critério fundamental para a escolha do seu próximo smartphone.

Para isso revelou algumas fotos tiradas com o UMi Super à noite, e onde se poderá ver o que o sensor Panasonic de 13MP é capaz de fazer. (Ver, mas apenas em parte... uma vez que faltou disponibilizar as fotos em tamanho total. Se bem que, em breve teremos oportunidade para ver "ao vivo" que tal é que ele se comporta nestas condições e se conseguirá fazer frente ao actual líder: o Galaxy S7 da Samsung.)


Google mais rápido e com suporte AMP em iOS



A Google está bem consciente da importância que o tempo de carregamento de uma app tem, e a mais recente versão da sua app para iOS promete ser a mais rápida de sempre, tanto a nível de arranque da app como das apresentação dos resultados das pesquisas. Para além disso também ganha suporte para páginas AMP (Accelerated Mobile Pages) que terão lugar de destaque nos resultados.

Nos cartões do Google Now temos agora a inclusão de vídeos, e os utilizadores de iPads com teclado externo ganham atalhos de teclado para diversas funções.


ZTE Axon 7 é o primeiro smartphone "Daydream"



Quando a Google nos disse que os primeiros smartphones Daydream chegariam antes do final do ano, não estava a brincar. A ZTE já revelou o seu novo Axon 7, que será acompanhado por um suporte "óculos VR" ao estilo dos GearVR da Samsung, e que já terá certificação Daydream - contendo o hardware necessário para experiências VR "de luxo".

O Axon 7 tem ecrã AMOLED de 5.5" (2560x1440) com force touch na versão de topo com 6GB/128GB (existe também uma versão com 4GB/64GB); câmara de 20MP com estabilização óptica, frontal de 8MP; e bateria de 3250mAh. Os óculos ZTE VR contêm giroscópio de 9 eixos, com tempo de resposta de 18ms e um campo de visão de 96º. Só falta mesmo o novo Android para tirar partido deste hardware...


Developer confirma jogo VR para a Xbox One



A Microsoft tem estado bastante calada quanto à adopção do VR para a Xbox One, mas finalmente começam a surgir rumores credíveis de que a MS estará a preparar algo nesse campo. Um developer de um estúdio bem conhecido terá confirmado a existência de um projecto de um jogo VR que estará também disponível para a Xbox One em 2017.

Ora, a confirmar-se, isto significará que a MS não vai deixar o campo VR nas consolas nas mãos da PlayStation, que receberá os seus óculos PS VR antes do final do ano. Fala-se que a MS prepara uma versão mais evoluída da XBox One, à semelhança da PS "4.5", que terá hardware mais actualizado e capaz de proporcionar uma experiência VR de luxo.

A questão é saber se a MS irá lançar os seus próprios óculos VR, ou se irá - como alguns indicam - tirar partido dos Oculus Rift e assim evitar o desenvolvimento de uns óculos seus (seria uma opção que agradaria a quem quisesse partilhar os óculos entre a consola e o PC.) Vamos ver se na E3 a Microsoft avança com informação oficial....


Curtas do dia


Resumo da madrugada





3 comentários:

  1. Afinal o Axon é 6 ou 7 ?
    O titulo refere o 7, mas nas specs está o 6 ;)

    ResponderEliminar
  2. Nos comentários do site da UMI alguém aponta este link: http://www.wanhuajing.com/d122990
    Já repararam que aparece lá um foto idêntica e a data do artigo é de Dezembro de 2015? Uuuuups...

    ResponderEliminar