2016/05/23

Oculus aposta no DRM para impedir que jogos para o RIFT corram no HTC Vive


Os Oculus Rift foram um projecto acarinhado pelo público desde o seu lançamento no Kickstarter (antes de serem comprados pelo Facebook), mas agora começam a imperar as regras "corporativas" e a serem quebradas promessas que começam a chatear alguns utilizadores.

Com a mais recente actualização, os jogos para os Rift passam a verificar se existem realmente uns Oculus Rift no sistema, para poderem ser executados - uma verificação que parece ter sido feita mesmo à medida para impedir a utilização de um pequeno patch chamado ReVive e que permitia executar os programas do Rift nos HTC Vive.

É uma alteração que chateia alguns dos interessados em VR que apostaram nos Rift devido às declarações que o fundador da Oculus, Palmer Luckey, fez por diversas vezes, e onde frisava que o seu objectivo era promover a tecnologia da realidade virtual para todos e não construir um ecossistema fechado exclusivo para os Rift.
"If customers buy a game from us, I don't care if they mod it to run on whatever they want. As I have said a million times (and counter to the current circlejerk), our goal is not to profit by locking people to only our hardware - if it was, why in the world would we be supporting GearVR and talking with other headset makers? The software we create through Oculus Studios (using a mix of internal and external developers) are exclusive to the Oculus platform, not the Rift itself."
- Palmer Luckey
Pois bem, parece que em menos de meio ano as coisas já mudaram... e agora já vale fazer tudo para impedir que os utilizadores possam correr os jogos em hardware que não seja os Rift.


Actualização: a nova actualização do Revive ultrapassa o DRM da Oculus, e acaba por facilitar a pirataria dos jogos para o Rift. (Se fosse necessário mais algum caso para demonstrar o que acontece em resposta ao DRM... aqui está!)

Actualização 25/06: a Oculous recuou e removeu o DRM.

6 comentários:

  1. Cada vez mais, vejo no VR uma indústria falhada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisas experimentar antes de falar. Eu tenho o Rift desde sexta-feira e penso exatamente o oposto que tu. Porque será ????

      Eliminar
  2. carlos, um update quanto a isso, os criadores do ReVive ja lançaram um update quanto a isso e agora alem de permitir jogar na mesma tmbm da jogos pirateados, no momento so jogos unreal engine é que dao, mas estao a trabalhar no resto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, já tinha referido no final do post. :)

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Ainda bem porque o meu primeiro choque na loja da Oculus, depois de receber o Rift, foi ver o preço de alguns jogos. Absolutamente obscenos! Mais de 50 euros por um jogo que nem me parece nada de especial ??? Os gajos estão mesmo a pedir que a gente use "jogos pirateados"!

      Eliminar