2016/05/04

Vodafone vai transmitir o EURO 2016 em 4K


Não é segredo que o futebol é uma das desculpas preferenciais de muitos portugueses para justificarem o upgrade dos seus televisores; e agora a Vodafone dá-lhes novas desculpas para que invistam num ecrã Ultra HD 4K - uma vez que irá transmitir jogos do Euro 2016 em 4K.

A Vodafone vai disponibilizar aos seus clientes o canal da RTP em Ultra HD 4K, que transmitirá o primeiro jogo 4K em directo logo no dia 10 de Junho pelas 20h, marcando a abertura oficial da competição. A este jogo de estreia seguir-se-ão se os quartos-de-final nos dias 30 de Junho e 3 de Julho; as meias-finais, nos dias 6 e 7 de Julho; e a final, onde será conhecido o campeão Europeu, no dia 10 de Julho.

Actualização: a MEO e NOS também irão disponibilizar o canal RTP 4K.

É uma oportunidade única para tirarem partido de todos os pixeis de um televisor 4K no próximos meses; e que valerá a pena ser visto - mesmo que não sejam grandes apreciadores de futebol. É que, pelo menos, poderão ficar com uma ideia do que a qualidade 4K permite, e que de outra forma estará limita a quem quiser espreitar  alguns vídeos de demonstração no YouTube, ou subscrever o Netflix e espreitar as séries e filmes que estão disponíveis nesta resolução.

Em breve começarão a chegar ao mercado os filmes Blu-ray 4k, que serão do agrado dos cinéfilos (que não se importarem de comprar um novo leitor)... e daqui por mais 2 ou 3 anos, já ninguém pensará duas vezes e assumirá que a resolução "normal" é o Ultra HD 4K. (Enquanto isso, os nossos canais nacionais continuam com dificuldade em sequer acertar com o formato 16:9 das resoluções HD.)

14 comentários:

  1. Vai ser em 4k na Vodafone, Meo e NOS

    ResponderEliminar
  2. Sim, tens razão JRodrigues. Ultimamente o Carlos costuma apresentar as novidades a partir da Vodafone que deve ser o ISP que ele tem, talvez compreenda a impulsividade, mas podia ser um bocadinho menos faccioso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é questão de ser faccioso... trata-se apenas da Vodafone ter mandado press release disto, e os outros operadores não (no momento em que foi agendada a notícia não tinha qualquer outra informação adicional relativamente aos restantes operadores.)

      Eliminar
    2. http://www.jn.pt/cultura/media/ntv/interior/rtp1-vende-jogos-do-euro-2016-a-sport-tv-5156542.html

      Os jogos foram anunciados com capacidade 4k, a vodafone decidiu fazer disso publicidade. é um bocadinho lame servir de caixa de ressonância a isso. Só estou a chamar à atenção porque às vezes todos podemos cair nestes erros. Já no início do ano começaram a aparecer spots publicitarios para canais 4k em varios operadores, um era o "primeiro", outro era o "único com conteúdos dedicados" e outros jogos linguísticos para dizer por outras palavras que os operadores passaram a ter canais demonstrativos para as pessoas puderem ver as suas tv's 4k a funcionar em pleno (a ver imagens do canal hipasat e tal).

      só isso ;)

      Eliminar
    3. Como a VDF foi (pelo que sei) a primeira a disponibilizar um canal 4K, acho que merece a "prioridade" neste tema.

      Mas ainda bem que chega a todos os outros operadores... a RTP bem que faria bem em servir de incentivador à adopção do Ultra HD e passar a 4K a tempo inteiro. :)

      Eliminar
    4. Carlos,o press release do MEO foi lançado no dia 03/05

      https://conteudos.telecom.pt/Documents/PT/media/comunicados/2016/maio/meo-disponibiliza-rtp-4k-com-oito-jogos-do-euro-2016.pdf

      Eliminar
    5. Sim, mas eu só vejo os que me chegam por email.

      Eliminar
  3. Mas o 4k é usando a mesma técnica (injetando o sinal TDT no cabo coaxial que usa o tuner da TV) sem recorrer à BOX certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, penso que as boxes actuais nem sequer têm capacidade para suportar 4K...

      Eliminar
    2. Não está correto, o MEO (pelo menos) já tem 4K nas suas STB

      Eliminar
    3. Só se for em boxes mais recentes. De resto, ainda em Março se falava disso no forum deles: https://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-TV/Box-Meo-4k/td-p/83510

      Eliminar
  4. Anónimo4/5/16 22:29

    Neste momento a compra de 1 tv 4K ainda se torna um investimento com pouca rentabilidade. A oferta de canais é muita reduzida.Por exemplo,a SPORTTV no satelite, têm apenas 3 canais HD que nem sequer emitem em full Hd sendo a sua resolução video de apenas 1440x1080 e som stereo 128k.Os canais de cinema TVCine Hd emitem em full Hd 1920x1080, no entanto apenas som stereo 192k deviam de emitir supostamente som digital AC3.Em relação aos canais generalistas nacionais estamos muito atrasados face aos outros paises europeus (Espanha,França,Italia,Alemanha,Uk,Polonia)que emitem todos em HD!!Quando do lançamento das Tv 16:9 também havia pouca oferta de canais com essa resolução sendo apenas compativel a visualização de filmes em dvd.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma TV 4k é um bom investimento para ligar como monitor de um computador capaz de 4k. Há muitos conteúdos no youtube em 4k e o Desktop pode ser 4k 100% do tempo ;)

      Eliminar
  5. Estou para ver o 4K estou... se for como o "HD" da TDT e das BOXS, esperem por som AC3 e bom pixel

    ResponderEliminar