2016/06/05

Audi já testa carros autónomos em Portugal?


Muito se tem falado dos testes de carros autónomos que se estão a realizar noutros países, mas desta vez temos um caso bem mais perto de nós. Um dos nossos leitores apanhou um destes carros em Portugal, em Francelos.

Demonstrando que os nossos leitores não fogem a nenhuma curiosidade tecnológica, o Daniel Pinheiro ficou intrigado sobre o que faria por ali uma carrinha Audi de matrícula alemã equipada com um LIDAR no tejadilho - um scanner 3D que permite ao veículo detectar tudo em seu redor e que é um dos elementos essenciais para estes veículos. O condutor e acompanhante eram alemães, e revelaram apenas que o carro pertencia à Audi e que estavam a "testar as estradas".

Infelizmente faltou clarificar se o carro estaria mesmo a circular de forma autónoma, ou se só estaria a fazer a digitalização 3D das estradas e a recolher dados sobre o trânsito para compilar dados para serem usados nas simulações. Mesmo que seja este o caso, sem dúvida que as nossas "fantásticas estradas" e manobras criativas dos nossos condutores irão oferecer alguns desafios interessantes a qualquer sistema de condução autónomo. :)

Se por acaso alguém voltar a apanhar este carro... tentem discretamente tirar uma foto do seu interior. ;)


[O meu agradecimento ao Daniel Pinheiro por nos ter enviado esta notícia exclusiva]

3 comentários:

  1. Mas a julgar pela forma como estacionou, o software desse scanner já aprendeu (e muito) com os portugueses!! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bom :) mas pelo menos não perde pontos

      Eliminar
    2. Muito bom :) mas pelo menos não perde pontos

      Eliminar