2016/06/17

Clover adiciona tabs ao File Explorer do Windows


Já imaginaram o que seria usar um browser sem "tabs"? Se as acham úteis, que tal se se aplicasse o mesmo conceito ao explorador de ficheiros do Windows?

Navegar na internet com um browser que não suportasse tabs seria, para muitos utilizadores, um autêntico inferno com dezenas de janelas soltas pelo ambiente de trabalho. Então, porque não aplicar exactamente o mesmo conceito a outros programas onde também existe igual tendência de desarrumação generalizada... como o File Explorer.

O File Explorer é um daqueles programas que também vamos acumulando em diferentes janelas no ambiente de trabalho, e onde o agrupamento automático que o Windows faz na barra de tarefas ajuda... mas não resolve o problema principal. Este é de facto um dos casos que nos faz interrogar porque motivo a Microsoft ainda não aplicou o mesmo conceito de páginas múltiplas usado nos browsers ao explorador de ficheiro - mas felizmente há quem o tenha feito.

O Clover é um programa gratuito que aplica o  tratamento de tabs ao File Explorer (e que, ainda por cima, funciona até no Windows XP). O programa não tem tido actualizações, mas é um dos exemplos em que "em programa que funciona, não se mexe". Depois é só lembrarem-se que podem fazer no File Explorer  omesmo tipo de coisas que fazem no browser, incluindo a capacidade de prender tabs específicas, abrirem o programa com o conjunto de tabs abertas anteriormente, etc.

... Fica a sugestão para que no futuro a MS implemente isto de forma oficial no Windows, que os utilizadores irão gostar.

3 comentários:

  1. Gosto mais do XYplorer (free, pro) como daily driver, tem tabs, dual pane view e muitas outras paneleirices.

    ResponderEliminar
  2. Uso faz algum tempo, não é perfeito mas é para mim o melhor. Felizmente em Linux qq file manager tem.

    ResponderEliminar
  3. O nome e o ícone são iguaizinhos ao boot manager dos Hackintosh...

    ResponderEliminar