2016/06/18

Controla as luzes de casa (e outras coisas) a partir do smartphone por apenas €5


Ter uma casa inteligente é algo que muitas pessoas desejam, mas que reconsideram assim que começam a somar o custo de tudo o que precisam. Hoje trago-vos um projecto que mostra como tudo pode ficar bastante mais económico se não se importarem de meter mãos à obra.

O custo dos módulos inteligentes já baixou imenso ao longo das últimas décadas, mas ainda assim continua a ser mais elevado do que se desejaria. Adicionalmente, muitos dos módulos mais baratos funcionam apenas com apps específicas, complicando o processo de integração com outros sistemas, para além de levantar questões quanto à longevidade do sistema - será que daqui por 5 ou 10 anos ainda funcionarão?

Este projecto propõe-nos construirmos os nossos próprios módulos inteligentes WiFi por um custo de cerca de 5 euros.

Não só é um preço incrivelmente reduzido, como temos a possibilidade de criar os módulos "à nossa medida". Por exemplo, se precisam e de controlar 4 ou 5 sectores independentes de iluminação, podem fazê-lo adicionando apenas mais alguns componentes, em vez de terem que multiplicar o número de módulos; fazendo com que o preço por dispositivo controlado fique ainda mais reduzido.

Temos na nossa mailing list alguns especialistas que se têm dedicado a criar os seus próprios módulos e casas inteligentes a custo reduzido, e em breve iremos publicar alguns artigos sobre como também o poderão fazer. :)


5 comentários:

  1. Para colocar um esp8266 a funcionar com o Blynk quase nem é preciso saber programar. Sou grande fã do Blynk, é bastante flexível, o dashboard fica bonito e facilmente partilhado com a família. Dos esp8266, o melhor que conheço é o Oak da Digistump, fica mais caro mas permite upgrades do código por wifi. Na revisão do código não é preciso desmontar o esp para ser reprogramado. Tanto o blynk como o oak têm soluções baseadas na cloud mas fornecem toda a informação e programas para fazermos os nossos servidores. Nem que seja com um simples raspberry pi...

    ResponderEliminar
  2. Estou a montar um solução em casa baseada no ESP-8266 (Node MCU) e no Domoticz a correr num Raspberry. Para já ainda só tenho nós para leitura de temperatura, humidade e consumo de electricidade. No meu caso nem preciso de nenhum Arduino, pode se muito bem programar os ESP's directamente tendo unicamente cuidado que tudo vai funcionar a 3,3V

    ResponderEliminar
  3. Para quem não quiser andar a programar e andar a soldar e afins pode sempre usar este sistema: http://eud.dx.com/product/diy-smart-wi-fi-wireless-switch-w-remote-control-for-home-white-black-844425700 , ou ainda este: http://eud.dx.com/product/broadlink-tc2-single-channel-smart-home-wall-light-switch-rf433mhz-remote-control-by-ios-android-844404690, e combinar com o http://eud.dx.com/product/broadlink-rm-pro-smart-wi-fi-ir-rf-remote-controller-for-iphone-android-phone-black-844405582, porque com esta solução não vai ficar muito caro.
    Eu estou a fazer obras em casa e estou a pensar colocar uma destas duas soluções.

    ResponderEliminar