2016/06/13

Cyanogen OS 13.1 chega com mods


O Cyanogen relembra-nos continuamente que temos uma inúmera variedade de "sabores" do Android, e na sua versão 13.1 chega com algumas novidades bastante interessantes: os mods.

Basicamente, também o Cyanogen sentiu necessidade de ter um maior dinamismo nas funções que normalmente eram atribuídas a apps do sistema, como a gestão de chamadas e a câmara, e passa a permitir uma mais fácil integração com funcionalidades extra que sejam disponibilizadas pelos developers.

Curiosamente, a estreia desta funcionalidade é feita quase exclusivamente com mods da Microsoft, com coisas que vão desde a integração do Skype nas chamadas "normais", modo hyperlapse para vídeos estabilizados a partir da câmara, Cortana (nos EUA), e a possibilidade de aceder a um bloco de notas do OneNote a partir de qualquer app via os Quick Settings. O outro mod (não-Microsoft) permite apresentar tweets relevantes no lock screen.

Será curioso ver de que forma estes mods poderão influenciar o Android "standard" - não deixando também de ser relevante que estas funcionalidades são coisas que os utilizadores dos Windows Phones já tinham nos seus equipamentos. Mas, não temos nada contra que as diferentes plataformas se inspirem naquilo que outros fazem bem, e estes mods poderão muito bem vir a ser algo que se tornará mais comum no futuro do Android.

1 comentário:

  1. Actualização 5 estrelas. Veio prolongar ainda mais a vida útil do OPO.

    ResponderEliminar