2016/06/23

Google esclarece até quando cada Nexus terá suporte garantido

A questão das actualizações (ou falta delas) na plataforma Android é um tema recorrente, e agora é a própria Google que lança uma página que visa esclarecer até quando é que cada Nexus tem suporte garantido.


Comprar um Nexus é para muitos utilizadores a única opção para ter um smartphone ou tablet Android. Uma interface limpa, actualizações de segurança garantidas e uma nova versão do Android a tempo e horas, são aspectos que para muitos são de importância crítica.

Com o Android N aí à porta, ficou no ar a dúvida sobre quais os equipamentos que irão receber esta actualização. As regras da Google ditam que um Nexus receberá actualizações para novas versões Android durante um período mínimo de dois anos após a disponibilização do dispositivo na Google Store; e patches de segurança durante três anos após o início da sua disponibilização, ou 18 meses após o fim da comercialização na Google Store, consoante o que for mais longo.

 Para evitar grande parte das dúvidas, a Google actualizou o seu site de suporte ao utilizador passando a apresentar as datas em que cada um dos Nexus deixa de ter suporte garantido.


O termo garantido é interessante, pois define uma data, mas não fecha a porta a uma extensão da mesma.

No caso do Nexus 5, o suporte em termos de actualizações terminou em Outubro de 2015, pelo que esperar por uma actualização mais de um ano depois e quase como um milagre. Pode ser que sim, até que seja publicada a versão final do Android N, há sempre a possibilidade de que a mesma chegue ao Nexus 5 (embora seja muito pouco provável por não estar incluído na fase beta).

Portando já sabem, quando comprarem um Nexus, nesta página de suporte ficam a saber até quando é que o mesmo vai ser abrangido pelas actualizações do Android.

Por: Luis Costa

5 comentários:

  1. Um pouco vergonhoso comparado com a apple, basicamente um Nexus 5X tem apenas garantida uma actualização (android N), no mínimo podiam meter até dezembro 2 anos depois, para ter 2 actualizações garantidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na realidade são duas porque o sistema seguinte é sempre anunciado antes do fim desses 2 anos. Pelo menos tem sido assim até agora.

      Quando comprei o meu nexus 5 levou logo com o Kitkat, um ano depois o Lollipop, mais um ano e Marshmallow.

      Mesmo para o N ainda existe esperança a ter de forma oficial e tudo.

      Falar em apple nada tem a ver porque pelo mesmo preço na altura andava pessoal a comprar o 4 e agora já os trocaram todos porque se arrastam. Ou então por mais do Dobro tinha o 5S que é verdade que ainda tem e penso que terá updates. Mas com o dinheiro que sobrou da primeira compra ainda deve dar para chegar a Setembro e comprar outro nexus com mais dois anos de updates e talvez nem assim chegue ao preço iphone.
      Claro que isto depois tem muitas vertentes.

      Acho que 2 anos de actualizações rápidas devia ser o mínimo. Pelo que vejo as pessoas que ligam a estas coisas tb não mantém o tlm mais que dois anos por isso.

      Eliminar
  2. Sinceramente não entendo esta obsessão que as pessoas têm com as actualizações. Desde o Symbian que existem actualizações mas na altura ninguém queria saber, agora como se fala do assunto, toda a gente se preocupa imenso.
    Nos pcs, toda a gente critica a Microsoft por forçar a actualização para Windows 10, e arranjam formas de não a fazerem, já nos telemóveis, as marcas que não actualizam é que são más.

    Eu sempre gostei, e gosto de ter tudo o que tenho actualizado, seja o que for, mas o a maior parte das pessoas não queria saber disso até há bem pouco tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É VERDADE UNS COM POUCO E OUTROS COM MUITO !
      "dEUS" QUE É "DEUS" NUNCA AGRADOU A TODA A GENTE !

      Eliminar
    2. É VERDADE UNS COM POUCO E OUTROS COM MUITO !
      "dEUS" QUE É "DEUS" NUNCA AGRADOU A TODA A GENTE !

      Eliminar