2016/06/11

Mais de metade dos Europeus não consegue ver a Via Láctea devido à poluição luminosa


A nossa sociedade consegue tornar a noite em dia com iluminação artificial, mas em contrapartida isso impede-nos também de ver o céu nocturno em todo o seu esplendor.

Quem viver numa área urbana, ou perto dela, já estará habituado a reconhecer o brilho que emana para o céu e que torna praticamente impossível ver o céu nocturno, que fica reduzido apenas a um punhado das estrelas mais brilhantes. Um estudo que analisou esta poluição luminosa concluiu que cerca de um terço da população mundial já não consegue ver a Via Láctea no céu nocturno, valor que sobe para os 60% na Europa e para os 80% nos EUA.

Seria simpático que as regras de urbanismo tivessem atenção a este ponto e definissem regras para evitar este fenómeno - mas enquanto tal não acontece, não deixem de regularmente tentarem escapar até um ponto mais afastado, e maravilharem-se com o espectáculo que o céu nocturno nos proporciona, quando não tem as luzes das cidades a intrometerem-se.

Esta sempre foi uma das coisas que mais me fascinava nas tradicionais viagens às aldeias dos pais/avós/etc. Sempre que lá chegava, mal podia esperar que a noite chegasse, para poder olhar para o céu e ver que o número de estrelas visíveis se tinha multiplicado por mil. :)

4 comentários:

  1. comento isso varias vezes com amigos, lembro de em criança em casa dos meus pais ver nitidamente a via lactea, ja ha uns bom par de anos que ja deixo de ser possível vê-la, pude matar saudades ha uma semana pois fui fazer uma actividade em alto mar e voltei a ver :D

    ResponderEliminar
  2. Eu também não consigo ver hoje a via lactea, raio do nevoeiro.

    ResponderEliminar
  3. Estranho é na serie Cosmos (http://www.imdb.com/title/tt2395695/) ele fala deste problema...
    http://cdn.pcwallart.com/images/cosmos-neil-degrasse-tyson-wallpaper-4.jpg
    Eu fiquei a olhar para o céu por traz dele a pensar se era um efeito especial... mas parece que não. Nunca vi um céu como aquele...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Wow também nunca vi. Realmente percebo o que queres dizer com efeito especial, não parece real!

      Eliminar