2016/06/22

Mark Zuckerberg tapa a câmara e microfone do seu portátil com fita adesiva


Parece que até mesmo os responsáveis por alguns dos maiores serviços online não abdicam de recorrer à baixa-tecnologia para garantirem a sua segurança e privacidade. Mark Zuckerberg pode ser considerado um às da tecnologia, mas não deixa de recorrer a fita adesiva sobre a câmara e microfone do seu computador, como forma de evitar surpresas desagradáveis.

Muitos têm sido os exemplos que demonstram que mesmo especialistas em informática podem tornar-se vítimas de ataques de hackers com assustadora facilidade; e se isso é algo que não preocupará um comum utilizador anónimo, muda completamente de figura quando se trata de alguém que será certamente um alvo altamente desejável para este tipo de ataques.


O acesso ao computador de alguém como Mark Zuckerberg, com software de controlo e monitorização remota que permitiria captar imagens da sua câmara e o som do seu microfone, seria um verdadeiro "jackpot" com potencial quase ilimitado: escutar algo como a intenção de fazer a aquisição de algum empresa ou startup seria informação bastante valiosa que poderia render milhões (para além de todo o potencial de abuso de captar e vender imagens privadas.)

Mas a conclusão que se tira é que afinal, mesmo com toda a tecnologia disponível, algumas soluções low-tech acabam por ser as mais eficazes e que não deixarão margens para dúvidas. E eu próprio confesso que também faço parte do grupo que mantém a webcam tapada sempre que não a estou a usar expressamente (hábito que ganhei por culpa de alguns programas que, por pretenderem aceder ao seu microfone, a deixam com a "luzinha" ligada - e que, por via das dúvidas... é melhor não arriscar sobre se não estarão a aceder às imagens para além do som! :)

5 comentários:

  1. Em relação a camera já faço isso à 5 anos, o microfone não tapo, aliás os portáteis deviam trazer uma tampainha deslizante na câmara.

    ResponderEliminar
  2. O Zuck não é parvo. Aliás, ele, mais que ninguém, sabe o que o seu FB é capaz de fazer, quanto a "capturar" dados do pessoal..., neste caso, em casa de ferreiro espeto de fita-cola...

    ResponderEliminar
  3. O Zuck não é parvo. Aliás, ele, mais que ninguém, sabe o que o seu FB é capaz de fazer, quanto a "capturar" dados do pessoal..., neste caso, em casa de ferreiro espeto de fita-cola...

    ResponderEliminar
  4. E depois tem, alegadamente, "dadada" como password... Acho que me preocupava mais com a password que com a câmara e o micro! :D

    ResponderEliminar
  5. Ah, pois é! O Big Brother...

    ResponderEliminar