2016/06/21

Nexar avalia qualidade dos condutores na estrada


Não é preciso andar com uma câmara no pára-brisas para ver a quantidade de infracções que são cometidas nas estradas a cada dia; mas a Nexar é uma app que quer usar essa informação para criar um perfil da qualidade dos condutores.

Quantas vezes não desejaram "marcar" uma matrícula de um carro cujo condutor tenha cometido alguma barbaridade? Se são daquelas pessoas que já deu consigo a imaginar que seria útil um sistema onde queixas frequentes contra um condutor pudessem servir para alguma coisa, esta app Nexar virá mesmo a calhar.

A Nexar é uma app que permite utilizar o smartphone como câmara no automóvel, mas que em vez de se limitar a registar vídeos que se podem colocar no YouTube, faz uma análise do estilo de condução de todos os veículos que consegue ver, e cria um perfil da qualidade do condutor de cada veículo (com base na matrícula). Com base nesta informação, a app consegue alertar o condutor para outros veículos que sejam considerados "perigosos", permitindo adoptar cuidados redobrados contra potenciais manobras inesperadas.

Até que todos os carros dispensem os condutores, penso que um sistema deste tipo não deveria ser apenas recomendado, mas sim obrigatório em todos os carros - e permitiria uma detecção das infracções de forma muito mais eficiente e global, servindo como o maior incentivo possível a conduzir "pelas regras"!


1 comentário:

  1. Em teoria tem algum interesse, no entanto, na prática, tenho sérias dúvidas que tenha alguma utilidade. Para além de (se arriscar só) servir para bisbilhotar, constituir-se-à muito provavelmente como uma espécie de rede social para a qual só entrem os ases do volante.

    ResponderEliminar