2016/06/20

Notícias do dia

OnePlus 3 precisa de umas afinações para tirar partido dos 6GB de RAM; o Pokemon Go chega em Julho ao Android e iOS; problema de matemática de rapaz de 10 anos está a intrigar a internet; controla as luzes de casa (e outras coisas) a partir do smartphone por apenas €5; Firefox testa "containers" para permitir múltiplas identidades online no mesmo browser; e o Magic Leap vai tornar realidade a magia do Star Wars.

É já no próximo sábado que teremos o nosso meeting mensal (em versão "especial" por ser a seguir ao S.João), mas enquanto o dia não chega fiquem com as notícias do dia e não se esqueçam de responder à última pergunta do passatempo que vos pode dar um suporte portátil para tablets.


China tem o mais rápido super-computador do mundo - e sem usar chips norte-americanos



Se considerarmos o poder de computação como o novo índice de desenvolvimento de um país, a China passa para a liderança com o seu novo Sunway TaihuLight, que praticamente triplica a capacidade de processamento do anterior campeão Tianhe-2, também chinês.

O TaihuLight é constituído por 41 mil CPUs, cada com um 260 núcleos de processamento, num total de 10.65 milhões de unidades de processamento capazes de atingir 93 petaflops - e não menos importante, tudo isto é conseguido sem recorrer a tecnologia norte-americana. Também de relevo, a China passar a ter 167 super-computadores no ranking dos 500 mais potentes do mundo, superando os 165 dos EUA.


Microsoft diz que o Edge é mais poupado que browsers concorrentes



Chrome, Firefox, Opera... a Microsoft quer voltar atrair utilizadores destes browsers para o seu novo Edge, e agora tenta fazê-lo pela via da autonomia. Em testes realizados pela MS o Edge conseguiu superar todos os browsers referidos, permitindo que um Surface Book se aguentasse durante mais 70% que ao usar o Chrome (7h22 vs 4h19).

Será isso suficiente para que os fãs destes browsers dêem uma oportunidade ao Edge? Talvez... nem que seja quando chega ao momento crítico em que a bateria começa a esgotar-se e ainda temos que fazer alguma coisa importante na web.


Twitter compra empresa de melhoramento de vídeo



Não seria bom se se pudesse converter vídeo de baixa qualidade em vídeo de alta-definição? O Twitter acaba de comprar a Magic Pony, que criou tecnologia que permite fazer isso em tempo real. O sistema parece ser idêntico ao que é usado para converter desenhos em fotos, mas aqui sendo usado para transformar imagens de baixa resolução em imagens de alta-definição, preenchendo a resolução extra com base na "experiência" da inteligência artificial, e podendo ser feito em tempo real na máquina de quem estiver a ver o vídeo.


Twitch lança caça aos "bots"



Depois de Nova Iorque criminalizar os bots de compra de bilhetes, também o Twitch lança uma ofensiva contra os bots que inflacionam artificialmente o número de visualizações, followers ou comentários. Numa sociedade digital onde os números elevados de subscritores/visualizações se torna num "estatuto social", é fácil prever que não faltariam sistemas que visam manipular esses resultados, criando a ilusão de sucesso  - mesmo quando a realidade é bem diferente.

Felizmente ainda há locais onde se dá mais valor à qualidade do que à quantidade... ;)


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)