2016/06/22

Notícias do dia

Este fim-de-semana vamos ter um simulador de paraquedismo na Maker Faire Lisbon; a app Nexar avalia qualidade dos condutores na estrada; Parlamento Europeu quer classificar robots como pessoas electrónicas; a Google já deixa autenticar login no PC usando o smartphone; cidade nos EUA deixa munícipes trocarem de operador de internet em segundos; e a Apple lançou o iOS 10 sem kernel encriptado.

No próximo sábado realiza-se também mais um dos nossos meetings mensais (em edição especial), e não se esqueçam que esta semana estamos a oferecer um smartwatch como gadget da semana.

Google explora directivas de segurança para robots e AI




Enquanto na Europa já se vai falando de classificar os robots como pessoas electrónicas que paguem impostos, a Google parece estar mais preocupada em garantir que as inteligência artificiais do futuro tenham directivas que permitam criar robots seguros.

Infelizmente (ou felizmente?) não se tratam de regras tão ambiciosas como as propostas por Asimov, mas sim de regras de carácter bem mais prático e mundano:
  1. Como evitar consequências negativas de acções "eficientes" (por exemplo, derrubar um vaso que está no caminho da rota mais eficiente para um local)
  2. Evitar "chico-espertismo" (por exemplo, um robot que escondesse o lixo debaixo do tapete em vez de o limpar devidamente)
  3. Aprendizagem (um robot saber onde estão as coisas em vez de perguntar ao dono continuamente onde estão os produtos de limpeza, por exemplo)
  4. Segurança de exploração (para garantir que um robot não vai tentar lavar uma extensão eléctrica deixada no chão e causar um curto-circuito)
  5. Consciência das suas limitações (para saber quando as suas acções poderão não ser apropriadas em caso de mudança das condições)

... Não deixará de ser bem mais agradável do que considerar hipóteses como "garantir que um robot de defesa não dá um tiro no dono ou nos seus familiares"! :P


Samsung promove criação de conteúdos VR 360



A Samsung tem apostado em força no mercado do VR, tanto com a sua parceria com a Oculus que já nos trouxe o Gear VR, como com a sua câmara de 360º que recentemente chegou ao nosso país. Agora, dá mais um passo no sentido de promover a produção de conteúdos 360 com o Samsung Creators Awards que desafia todos os interessados a criarem vídeos inovadores que demonstrem as inúmeras formas como se pode tirar partido desta tecnologia.

... É um novo mundo, que possibilitará que alguns pioneiros possam ser catapultados para o mediatismo mundial.


Android Pay vai mostrar locais próximos onde se possam fazer compras



A guerra no sistema de pagamentos tem dado origem a inúmeros sistemas concorrentes e nem sempre é fácil saber em que lojas se pode usar o sistema que utilizamos (ou preferimos utilizar). No caso do Android Pay foi apanhada uma funcionalidade que irá mostrar num mapa as lojas que aceitem o Android Pay para pagamentos, servindo simultaneamente como incentivo a que mais lojas adiram ao sistema, e promovendo a sua utilização por parte dos utilizadores.

... Só falta mesmo que o Android Pay também chegue até nós e comece a poder ser usado nas lojas nacionais.


Samsung Goal+ acompanha o futebol a par e passo



Com o país a preparar para se mobilizar para mais um jogo (decisivo) da selecção, a Samsung relembra que tem a sua app Goal+ que permitirá aos adeptos manterem-se sempre em cima dos acontecimentos, tanto nos seus smartphones, como Smart TVs, como até no seu pulso, no Gear S2.

A ideia é boa e a app disponibiliza informação interessante, mas infelizmente funciona exclusivamente em dispositivos Samsung, o que deixar de fora os utilizadores que a quisessem experimentar nos seus Androids de outras marcas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)