2016/06/23

Notícias do dia

Como desligar o aviso de que se está a ligar para um número de outro operador; Google esclarece até quando cada Nexus terá suporte garantido; carro eléctrico acelera dos 0-100Km/h em 1.5s; e artistas e editoras unem-se contra YouTube.

Em dia de "noite de S. João", relembro que é já este sábado que temos mais um dos nossos meetings mensais, desta vez em edição especial; e que esta semana estamos a oferecer um smartwatch no passatempo do gadget da semana.

Amazon lança novo Kindle


A Amazon decidiu actualizar aquele que será o mais popular ebook reader de todos os tempos, o Kindle. O novo Kindle vem substituir a versão mais económica ($80) mantendo o mesmo preço, mas sendo mais fino, tendo o dobro da RAM (512MB) e estreando o suporte para áudio via Bluetooth. O ecrã de 6" permanece inalterado (só a partir do Paperwhite é que temos direito a resolução melhorada), e também continuam ausentes botões físicos para virar as páginas.

Outra novidade... passa a estar disponível também em branco.


Bosch Sensortec lança o mais pequeno sensor de movimento de 9 eixos do mundo



Lembram-se de quando Steve Jobs anunciou a utilização de um giroscópio no iPhone, proporcionando a detecção de movimentos muito mais precisa, como sendo uma enorme inovação? Hoje em dia isso é algo tão banal que já ninguém se preocupa com isso, e o que o possibilita são chips como este novo sensor MEMS BMX160 da Bosch Sensortec.

O BMX160 é um sensor de movimento compacto de 9 eixos que mede apenas  2.5 x 3.0 x 0.95mm, combinando uma IMU de 6 eixos com um sensor geomagnético de 3 eixos; tendo também uma unidade de gestão de energia integrada, permitindo que funções como o contador de passos e o detector de movimento funcionem de forma contínua consumindo apenas 30 microamperes (uA) cada um.

Não é o tipo de componente que se "veja" ou que venha anunciado na lista de características dos equipamentos, mas certamente irá ser utilizado em muitos dos smartphones que chegarem ao mercado nos próximos meses.


Fiat Chrysler acelera correcção da alavanca de velocidades após acidente que matou Anton Yelchin



O mundo continua em choque pela "morte estúpida" do jovem actor Anton Yelchin, e embora ainda não esteja confirmado que o acidente em que foi esmagado pelo seu carro esteja relacionado com um problema já relatado com a caixa de velocidades do seu Jeep, a Fiat Chrysler optou por acelerar o processo de correcção.

Em causa está o facto da alavanca a ficar sempre na mesma posição independentemente da velocidade que estiver engrenada. A única indicação é o indicador que se ilumina na manete, mas que pode ser facilmente ignorado por um condutor mais distraído que saia do carro de forma apressada, podendo facilmente deixar o carro desengatado ou em marcha atrás se não comprovar efectivamente que o "P" se acendeu.

Esta opção da marca já originou centenas de acidentes, no entanto o caso de Anton Yelchin, se se vier a confirmar que esteve relacionado com isto, terá sido o primeiro com uma vítima mortal.


Saída do Reino Unido da UE também terá consequências tecnológicas



No Reino Unido realiza-se hoje o referendo sobre a potencial saída da União Europeia (o denominado "Brexit") e para além de toda a instabilidade económica que isso trará há quem relembre também o impacto que isso poderá ter a nível tecnológico.

Com muitas empresas tecnológicas a terem optado pelo Reino Unido como centro de operações na UE, a sua potencial saída irá obrigar a repensar a estratégia Europeia - ainda mais numa fase em que tanto se discute o controlo e privacidade dos dados.

Mesmo com tudo o que há de mal e que seria desejável corrigir na UE, não deixa de me entristecer ver o desmoronar do sonho da "Europa unida"...


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)