2016/06/29

Notícias do dia

Fogos em Portugal já tem app para Android e iOS; Facebook moderniza botões de like com novo design e também cria mini-vídeos automáticos de fotos e vídeos; AMD apresenta a Radeon RX 480 a mais económica placa gráfica para VR; a Microsoft foi obrigada a pagar 10 mil dólares por uma instalação automática do Windows 10; e um homem quer quer $10 mil milhões de indemnização da Apple por ter inventado o "iPhone" em 1992.

Seguem-se as notícias do dia, sendo que temos um novo fundo de gadgets que desta vez é dedicado ao OnePlus 3; e não se esqueçam de responder a mais uma pergunta que vos pode valer o smartphone Ulefone U007 que temos para oferecer esta semana.

Google volta a alertar para falhas graves no Norton e Symantec que deixam utilizadores em risco




Todo e qualquer software que se instale no computador tem o potencial para adicionar novas vulnerabilidades, mas o caso torna-se ainda mais crítico quando essas falhas são causadas por software que supostamente deveria ajudar a manter o computador em segurança. O Project Zero da Google volta a criticar produtos de empresas de segurança - neste caso Norton e Symantec - por deixarem os computadores abertos a ataques de forma flagrante.

Embora fique no ar a pergunta sobre se realmente não será melhor não usar estes produtos de segurança, resta o facto da Symantec ter sido célere a resolver estas falhas depois de ter sido contactada. Por outro lado, alguns dos produtos vulneráveis não têm sistemas de actualização automática, pelo que os utilizadores continuam em risco até que façam uma actualização manualmente.


Apple consegue patente para sistema que pode inibir fotos em concertos


Depois do pedido, a atribuição. A Apple conseguiu mesmo patentear um sistema que utilizará infra-vermelhos para inibir temporariamente a captura de imagens em smartphones. Quer isto dizer que os utilizadores deixariam de ter controlo sobre quando querem tirar fotos ou gravar vídeos - embora o mesmo sistema também pudesse ser usado para transmitir informação (por exemplo, num museu poderia ver-se informação adicional sobre peças.)

... Já dou comigo a imaginar o potencial para "inibições", com os famosos a usarem chapéus com emissores IR a emitirem sinais de inibição de captação de imagens - e alguns fabricantes a fazerem ponto de honra referirem que os seus smartphones ainda podem tirar fotos sempre e quando os utilizadores assim o entenderem.


Thyssenkrupp distingue EnergyOT na Maker Faire Lisbon



Não faltaram projectos interessantes na Maker Faire Lisbon, mas para a Thyssenkrupp o destaque foi para o EnergyOT (Energy Of Things), dedicado à monitorização dos consumos de energia, e que adquire interesse especial para a empresa. No âmbito desta distinção, os responsáveis da EnergyOT vão viajar até Rottweil, na Alemanha, para verem e experimentarem o elevador MULTI - que também se poderá deslocar na horizontal - e que irá ser instalado na torre de testes da Thyssenkrupp em Maio do próximo ano.


Amazon deixa adicionar novas capacidades de voz à Alexa... por voz



A Amazon está consciente de que o seu Echo e Alexa estão bem posicionados para captar uma parte significativa de quem quer dar inteligência às suas casas; e sinal disso é uma app store completamente renovada (anteriormente era uma verdadeira "vergonha") e que até permite adicionar novas capacidades à Alexa por voz.

Bastará pedir à Alexa algo como "Alexa, enable Uber" para que o sistema descarregue e active a app da Uber permitindo fazer o pedido de um carro usando a voz (assim como qualquer número crescente de "skills" que vão chegando à app store da Alexa regularmente).


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)