2016/06/07

Notícias do dia

A Uber chega ao Algarve e festeja com bolas de berlim; a Samsung deverá lançar smartphones com ecrãs dobráveis em 2017; George Hotz mostra o kit de $1000 que cria carros autónomos; e temos um adblocker que bloqueia bloqueador de adblockers da Wired.

Antes de passarmos às noticias do dia, não te esqueças que está na altura de ajudares a escolher qual o livro FCA que teremos para oferecer este mês.

Facebook está a "manipular" referendo britânico sobre saída da União Europeia - de forma correcta



O Facebook tem sido acusado de manipular opiniões e emoções dos utilizadores, mas desta vez está a fazê-lo de forma que se pode considerar correcta. No Reino Unido aproxima-se a data do referendo sobre a saída da União Europeia, e o Facebook simplesmente recomendou aos seus utilizadores para irem votar. O resultado (aparente) foi um aumento substancial no número de registos, que praticamente duplicou face ao número de registos dos dias anteriores.


Fica a curiosidade sobre o efeito que teria por cá uma recomendação idêntica, quando houvessem eleições. Será que se reduziria a abstenção para níveis mínimos?


Preparem-se para receber avisos para mudarem passwords



Alguns serviços já começaram a reagir proactivamente aos leaks de passwords que têm dado origem a uma nova ronda de roubos de contas. Não se admirem se começarem a receber emails a recomendar a troca de password por o vosso email ter sido detectado nas listas que se têm tornado públicas, graças a bases de dados roubadas a outros serviços.

Embora o alerta seja válido, como sempre, em primeiro lugar há que desconfiar do mesmo - não vá tratar-se de uma tentativa de phishing que vos envia para um site fraudulento. Por via das dúvidas, será sempre melhor realizarem o processo de actualização de password a partir do próprio serviço e não de um email (e não se esqueçam de nunca usarem uma password repetida que já utilizem noutro serviço.)


Microsoft lança Planner - planeamento de projectos no Office 365


O Office 365 já inclui uma gama variada de ferramentas para todo o tipo de necessidades, e agora passa a incluir também a gestão de projectos em equipa com o Planner.




Steam Machines foram um falhanço



Por muito que se desejasse o seu sucesso, parece que a ofensiva da Valve para se livrar do Windows não resultou. Após mais de meio ano venderam-se apenas cerca de meio milhão de Steam Machines; um valor que pode parecer imenso, mas que acaba por não ter expressão num mercado onde temos mais de 15 milhões de consolas (da mais recente geração) e centenas de milhões de PC (e milhares de milhões de dispositivos mobile que também competem pelo mercado dos jogos).

Parece que a Microsoft pode ficar descansada quanto ao Windows continuar a ser a plataforma "base" para os jogos nos PCs durante os próximos tempos - e muito bem faz com a sua táctica de aproximar cada vez mais a "Xbox" e os "PCs".


Curtas do dia


Resumo da madrugada


1 comentário:

  1. Ainda ontem recebi um email do Twitter a avisar que a minha conta tinha sido bloqueada devido a actividade suspeita e que teria de mudar a password.
    O estranho é que não detectei nenhuma actividade estranha nos logs e a password usada era diferente de todas as outras que uso.

    ResponderEliminar