2016/06/25

Oculus recua no DRM dos Rift


A Oculus/Facebook parece ter percebido que tinha muito mais a perder do que a ganhar com a introdução de DRM, e recuou nessa decisão - possibilitando que os jogos feitos para os Rift possam potencialmente funcionar noutros óculos VR concorrentes.

O caso arrasta-se há alguns meses, quando depois de um developer ter criado o ReVive, uma ferramenta que permitia jogar jogos dos Oculus Rift nos óculos HTC Vive. Uma ferramenta que fez com que a Oculus adicionasse DRM aos jogos para o Rift, pretendo impedir que isso acontecesse e que os jogos só funcionassem nos Rift - medida que obviamente foi novamente contornada com nova ferramenta que também removia o DRM (ter em conta que estamos a falar de jogos que seriam gratuitos ou comprados, e não se trata de correr jogos pirateados).

Obviamente que a situação gerou bastante indignação no sector, especialmente quando se relembrava que o fundador da Oculus desde sempre tinha referido apoiar uma plataforma aberta, e que não iria bloquear conteúdos para que funcionassem apenas nos Rift - coisa completamente oposta à direcção que estava a ser seguida. Mas felizmente, parece que a pressão social resultou. Na última actualização, o criador do ReVive foi surpreendido por descobrir que o DRM dos Rift foi removido, medida que já foi confirmada oficialmente embora não tenha sido anunciada publicamente.

Afinal há esperança para a criação de um ecossistema de jogos VR que possam ser desfrutados pelos interessados, independentemente de terem uns Oculus Rift ou HTC Vive, ou potencialmente outros óculos VR.

6 comentários:

  1. Um problema que me passa totalmente ao lado porque o meu interesse em comprar mais jogos é ZERO! Pelo menos enquanto não sair um dispositivo vr com qualidade de imagem decente! Infelizmente a má qualidade de imagem aliada aos insuportáveis reflexos de luz nas lentes estragam tudo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para quê comprar jogos nos dias de hoje?
      É muito mais fácil fazer o download deles de um qualquer Web Site pirata, afinal os seus programadores são pessoas especiais, não precisam de dinheiro para pôr comida na mesa da sua família e não têm contas para pagar no final do mês.

      Eliminar
    2. Um comentário totalmente a desproposito e que só mostra que gostas de atacar as pessoas sem motivo nenhum!

      Eliminar
  2. E estou pondo o meu Rift á venda no OLX!

    ResponderEliminar