2016/06/01

sigaAPP evita as filas de espera nos serviços públicos


Fartos de perder tempo em filas de espera? Felizmente há uma app para isso. A sigaApp estreia-se nos Android (brevemente chega ao iOS) e permite a gestão remota das senhas para atendimento nas lojas do cidadão e outras entidades que usem o SIGA.

O SIGA (sistema de informação de gestão do atendimento) é utilizado nas lojas do cidadão e outros serviços públicos e embora possa ser odiado por todos os que desesperem com os tempos de espera e dezenas de pessoas à sua frente, vem acompanhado de algumas vantagens que podem minimizar essa situação - como esta app demonstra.

Com a sigaApp é possível pedir uma senha remotamente, e ir acompanhado o processo para saber quantas pessoas continuam à nossa frente e a estimativa do tempo que falta para sermos atendidos. No fundo, é uma app que concretiza aquilo que muitos já terão desejado - ter apenas em conta que convém guardar alguma bateria no smartphone, pois terão que mostrar a senha no ecrã quando chegar a vossa vez.

Como sugestão para evolução futura, e considerando que a app até já mostra os locais no mapa, talvez na próxima versão a app possa fazer a estimativa do tempo que demorará para chegarmos até ao serviço e nos possa dar um alerta de que está na hora de sairmos de casa ou local onde estivermos, para chegarmos a tempo do nosso período de atendimento. Isso, e tentar aumentar o número de serviços que utilize o SIGA (considerando as secas que muitas vezes levo nas estações de correio, seria excelente se aderissem a este sistema - fica a sugestão. :)

15 comentários:

  1. Diz que não é compatível com o meu Nexus 5x (mas o 4 já é).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mesmo aqui com um Nexus 5. Mas é compatível com um Samsung Galaxy S (o primeiro Galaxy S), que não uso há anos :(

      Eliminar
    2. Aqui instalou sem problemas no meu Nexus 5.

      Eliminar
    3. Confirma que 5X nao está compativel

      Eliminar
    4. Por aqui também Nexus 5, sem problemas. ;)

      Eliminar
  2. Instalado no bq E4.5
    No distrito de Lisboa só tem a segurança social

    ResponderEliminar
  3. Instalou sem problemas no OnePlus One.

    ResponderEliminar
  4. É tudo muito bonito se os serviços públicos utilizassem o SIGA.. em Lisboa so a segurança social tem isso.

    ResponderEliminar
  5. Instalou sem problemas no Xiaomi Mi3

    ResponderEliminar
  6. E como resolvem o problema de quem tira senhas e depois não aparece. Ou seja pode acontecer que eu desista de tirar uma senha (porque há muitas já tiradas) e na realidade apenas meia dúzia acaba por aparecer? Se vamos confiar no civismo dos utilizadores...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qt ao civismo, nada se pode fazer :-/ , no entanto a app limita a que cada pessoa só possa tirar 2 senhas a cada meia-hora.

      Eliminar
  7. A app será expandida a outros serviços públicos e distritos :-) .

    ResponderEliminar
  8. Diz que não está disponível em meu país, mas estou em Portugal e tenho vários outros aplicativos baixados, tenho um Galaxy Prime J5, seria esse o problema???

    ResponderEliminar
  9. Boas,
    confirma as definições de GPS (nomeadamente activo e com sinal valido), aquando da utilização da aplicação

    ResponderEliminar