2016/06/11

Tesla esqueceu-se do sol no seu Model X - e agora oferece uma cortina manual para o pára-brisas panorâmico


A Tesla pode fazer alguns dos automóveis mais avançados do mundo, mas depois surpreende-nos ao cometer erros crassos que obrigam a soluções de "desenrasque" que não se esperariam em automóveis que custam quase 100 mil dólares.

Para além dos bugs a Tesla está agora a tentar amenizar um problema causado pelo vidro panorâmico que equipa o seu Tesla Model X. O pára-brisas do Model X prolonga-se até ao pilar central, permitindo uma visão bastante mais abrangente do que se passa no exterior, sem interrupções.


O problema é que nos dias de Sol, isto faz com que o condutor e passageiros fiquem também expostos a dose acrescida de luminosidade e calor - coisa que a Tesla vem agora tentar amenizar com a oferta de uma cortina manual.


Sem dúvida que será melhor que nada, mas para um automóvel que até abre e fechas as portas sozinho, ter uma cortina de instalação manual não deixará de ser um grande passo atrás; e não me parece que vá evitar as críticas dos seus clientes. A Tesla não é a única marca a usar pára-brisas panorâmicos, e bastaria ter copiado aquilo que a Opel (por exemplo) faz nos seus modelos, incluindo cortinas extensíveis/retrácteis que cumprem esta função de forma bastante mais eficiente... e estamos a falar de modelos que custam menos de metade do que um Tesla Model X.

Já anteriormente Elon Musk tinha dito que tinham sido os seus filhos a lembrar-lhe a necessidade de colocar luzes de leitura nos lugares traseiros dos seus automóveis; se calhar, teria sido boa ideia perguntar-lhes o que achavam de andar num Model X num dia de sol. ;P

3 comentários:

  1. Há uns carros franceses com cortininhas em zig-zag para o mesmo efeito.

    ResponderEliminar
  2. Comprei o meu C3 com o para brisa Zenit e sinceramente, está sempre corrido para a frente. Para brisas maiores é giro mas depois ninguém usa. Se fosse hoje, não teria pedido o extra.

    ResponderEliminar
  3. E essa cortina para o sol é uma autentica peneira!
    A Ford, pelo menos nos C-Max de tecto panorâmico também tem uma "solução" com essa qualidade... Resultado, tive de comprar tecido blackout para evitar que o sol entre...
    Um bom exemplo são os Peugeot 307 e 3009.

    ResponderEliminar