2016/06/08

TomTom demonstra mapas HD e RoadDNA para automóveis autónomos


Para que os automóveis possam circular sem condutor são necessários mapas e sistemas de posicionamento com muito mais precisão que os utilizados actualmente, e a TomTom já trabalha nesse sentido com os seus Mapas HD e tecnologia RoadDNA.

Embora o sistema GPS possibilite uma precisão bastante elevada de posicionamento, a sua utilização para uso civil está propositadamente limitada, resultando numa precisão de cerca de uma dezena de metros (que pode chegar a ser de centenas de metros, caso as condições de recepção não sejam as ideais.) Isso é suficiente para nos mostrar onde estamos num mapa, e nos guiar até ao destino, mas para um automóvel autónomo é necessário ter uma precisão maior, que lhe permita saber precisamente em que faixa de rodagem.

É aí que entram os Mapas HD da TomTom e a tecnologia RoadDNA - sendo que esta última recorre aos sensores LIDAR 3D para recolher informação sobre objectos ao longo da estrada, que depois poderão servir de referência para os veículo autónomos. Ou seja, se o sistema tiver o registo de que existe um poste, ponte, prédio, parede, etc. em determinada posição na estrada, o veículo autónomo poderá usar essa mesma informação para melhor calcular a sua posição.

À medida que mais e mais carros com estes sistemas forem circulando, é mais que provável que a informação que eles próprios recolhem possa ser utilizada para manter actualizada a informação dos mapas e envolvência em tempo real, de modo a que os mapas estejam sempre actualizados quando há alguma alteração significativa na estrada.

Muito provavelmente, será este o tipo de coisa que o tal Audi com LIDAR que apanhamos a circular em Portugal estará a fazer.

2 comentários:

  1. Confirmo que na semana passada (3 Junho) aqui por faro andou um carro da TOMTOM a passear pelas ruas de Faro! Só não me recordo se era um Audi! Apenas fiquei a olhar para o mastro com as camaras e o Lidar no tejadilho !

    ResponderEliminar
  2. Mudam-se os postes e o carro ja nao sabe onde esta'?

    ResponderEliminar