2016/06/04

Windows Holographic quer ser a plataforma VR/AR para o futuro


A Microsoft tem feito uma forte aposta na realidade aumentada com o seu HoloLens, e agora tenta aliciar parceiros para a plataforma Windows Holographic, que tentará manter o Windows no centro dos sistemas para a realidade virtual e aumentada.

Quando falamos de VR e AR é natural que se pense imediatamente nos óculos VR como os Oculus Rift, HTC Vice, ou os misteriosos Magic Leap, mas de importância ainda mais crítica que o hardware será ter uma plataforma de software que permita tirar partido das suas capacidades - ao mesmo tempo que facilite a vida aos developers e promova a criação de programas cada vez mais inovadores que explorem esta nova dimensão.

É precisamente isso que a Microsoft espera conseguir fazer com o Windows Holographic, uma plataforma incluída no Windows 10 e que a MS faz questão de referir ser a "única" (por agora) que está apta a lidar com a complexidade acrescida da "mixed reality", onde temos que lidar não só com mundos virtuais, mas mantê-los sincronizados com o mundo real à nossa volta (a dita realidade aumentada.)

Para a MS será um passo essencial para manter o Windows relevante nesta nova era e evitar que mais developers se escapem para plataformas concorrentes (como o Android ou SteamVR) - isto assumindo que o VR terá mesmo futuro, como se espera que tenha, e não se venha a tornar numa moda passageira como o foram os televisores 3D.

1 comentário:

  1. Eu acho que a VR será mesmo o futuro (pois continuo a ter essa mesma percepção depois de ter o Rift) mas os dispositivos que já existem terão que evoluir um bom bocado porque o que existe ainda tem pouca qualidade. O meu Rift já está a ganhar teias de aranha a um canto porque existem poucos conteúdos e porque tem várias coisas que me decepcionam muito. E a pior delas é o excesso de reflexos de luz nas lentes porque estou sempre a ver os reflexos da luz refletidos nas lentes e isso estraga tudo. Já tinha ouvido falar sobre isso mas como já se sabe uns dizem que sim e outros (os fanboys que são a maioria) negam tudo para nos enganar e afinal o problema é bem maior do que eu poderia imaginar!

    Como podem ver nesse poste no fórum da Oculus e onde se vê como os fanboys fazem tudo para conseguirem tapar o sol com a peneira...
    https://forums.oculus.com/community/discussion/36103/god-rays-are-real-and-disappointing-coming-from-dk2/p1

    ResponderEliminar