2016/07/12

App de mensagens GoChat apanha boleia do sucesso do Pokémon Go - mas está com dificuldade para acompanhar o ritmo


Pode uma app ter sucesso "a mais"? A app GoChat volta a demonstrar que sim, estando com dificuldades para lidar com a quantidade de utilizadores de Pokémon Go que a ela está a recorrer para trocar mensagens.

Ao contrário do que acontece com o Ingress, onde é possível trocar mensagens entre os jogadores, no Pokémon Go a Niantic e Nintendo optaram por não implementar um sistema de mensagens. É um pouco estranho para um jogo que pretende ser "social", mas é algo que também evita todas as questões de potencial abuso e bullying, que adquirem importância acrescida num jogo que também será jogado por crianças.

Como sempre, não faltou quem reagisse rapidamente a esta lacuna. Jonathan Zarra foi beta tester do jogo e depressa se apercebeu do potencial de uma app que permitisse trocar mensagens geolocalizadas entre jogadores do Pokémon Go, e assim nasceu a GoChat disponível para iOS e para Android. O problema é que não estava preparado para ter tanto sucesso...

A GoChat já se está a aproximar do 1 milhão de downloads, e está a ser muito complicado manter o serviço a funcionar, com os servidores a terem que lidar com mais de 600 pedidos por segundo. Neste momento são muitas as queixas de utilizadores, que abrem a app e não conseguem criar uma conta ou sequer ver mensagens devido à sobrecarga dos servidores. Para além do mais, é um projecto que está a ficar caro para o seu criador. Zarra não quer adicionar publicidade à app e ainda não sabe bem como é que poderá tornar esta ideia num projecto sustentável - nesta fase limita-se a dizer que nem quer revelar publicamente quanto é que esta "brincadeira" já lhe custou, para não lhe chamarem de "estúpido".

... Portanto, não se pense que ter uma app de sucesso é sinónimo de um jackpot que traga dinheiro fácil; neste caso, o sucesso é algo que está a dar bastante prejuízo a quem teve uma excelente ideia.

2 comentários:

  1. A minha pergunta é mais no sentido de saber se pode ser ou não processado pela Nintendo?
    Isto porque hoje em dia é tudo processos porque sim e porque não

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que li noutro artigo, esse era um dos medos dele, que se pusesse a ganhar dinheiro com a app, a Nintendo ainda o processava.

      Eliminar