2016/07/19

Brasil volta a bloquear WhatsApp


A telenovela entre Brasil e WhatsApp parece estar longe de estar terminada, com uma nova ordem de bloqueio do serviço - a terceira nos últimos oito meses.

Desta vez não foi revelado o que terá dado origem a esta nova suspensão, devido ao sigilo de justiça, mas é de crer que mais uma vez esteja relacionado com a exigência de acesso a comunicações feitas através do serviço - e que o Facebook/WhatsApp se limitam a dizer que não podem fornecer por estarem encriptados e inacessíveis até para si.

Pelo que, a verdadeira questão passa a ser, será que hoje em dia se deverá considerar aceitável que os países se possam sobrepor ao direito dos seus cidadãos usarem serviços que garantam a sua privacidade; ou será que essa privacidade deverá desaparecer, para facilitar os casos em que os governos desejem saber o que potenciais criminosos estejam a dizer? Para mim, nem sequer há dúvidas... e revelações como as que Edward Snowden fez revelam bem ao ponto a que as coisas podem chegar quando se começa a ter acesso a toda a informação de todas as pessoas.

Para além do mais, seria de uma estupidez absurda imaginar que, ao se tornarem serviços de comunicação vulneráveis propositadamente, essa falta de segurança não seria utilizada por outras entidades que não as "legítimas"; e que simultaneamente, aqueles que tivessem alguma coisa a esconder, não migrassem para outros serviços, que lhes garantissem a privacidade das suas comunicações.

Vamos lá ver durante quanto mais tempo este "bailinho" do bloqueia, desbloqueia, e volta a bloquear, vai durar no Brasil.


Actualização: não demorou muito, em menos de um dia a decisão deste juiz já foi anulada por um tribunal superior.

1 comentário:

  1. acho que isto tem haver com os jogos olímpicos, e uma forma de as autoridades brasileiras se precaverem de ataques com antecedência. apesar de tudo não é uma tatica 100% fiável.

    ResponderEliminar