2016/07/05

Huawei apanhada a promover qualidade fotográfica do P9 com foto de uma Canon 5D MkIII


Hoje em dia os smartphones já são capazes de tirar excelentes fotografias, mas por vezes ainda há quem tente levar as coisas um pouco além... e invariavelmente sendo "apanhado". Desta vez é a Huawei, que na ânsia de promover o sistema de duas câmaras do Huawei P9 concebido em parceria com a Leica... recorreu a uma foto captada por uma Canon 5D Mark III.

Em causa está a foto que exibida em cima, que foi publicada no Google+ da Huawei (e entretanto já removida) com a referência de que teria sido captada com um Huawei P9.


Ora, se formos analisar cuidadosamente o comentário: "We managed to catch a beautiful sunrise with Deliciously Ella. The #HuaweiP9's dual Leica cameras makes taking photos in low light conditions like this a pleasure. Reinvent smartphone photography and share your sunrise pictures with us. #OO" verificamos que na verdade a Huawei não diz expressamente que a foto foi captada com um Huawei P9, mas há que ser sincero e reconhecer que neste enquadramento, é isso que é dado a entender.

Só que, na internet não faltam curiosos, e ao analisar a foto mais em detalhe, os campos EXIF revelam que a foto foi captada por uma Canon 5D Mark III.



A Huawei já veio clarificar que se tratava de uma foto captada por um profissional durante as gravações de um spot publicitário para o Huawei P9, e que não tinha sido sua intenção induzir os seus fãs em erro - prometendo no futuro ser mais clara.

Poderá servir-lhe de consolo o facto de não ser a primeira (nem certamente a última) empresa a ser apanhada neste tipo de situações. E, esperar que casos como este sirvam para incentivar que se melhorem as câmaras dos smartphones ainda mais, até chegarmos ao ponto em que se torne desnecessário usar uma DSLR para gravar um spot publicitário, podendo ser feito com o próprio smartphone.

3 comentários:

  1. Haha é o rir
    Acabaram por fazer publicidade à Canon xD

    ResponderEliminar
  2. Mas a Huawei precisa da Canon quando tem acesso a máquinas da Leica ainda por cima carregam a foto sem ocultar os promenores do ficheiro ?!?!?! Por acaso o modelo da Canon foi uma boa escolha .

    ResponderEliminar
  3. Os gajos contrataram uma empresa para fazer a publicidade e não lhes deram de oferta os telemóveis e pimba..... ;)

    ResponderEliminar