2016/07/08

iOS 10 reinventa o lock screen nos iPhones e diz adeus ao "deslizar para desbloquear"


A versão beta do iOS 10 já está disponível publicamente para todos os que a quiserem testar, e uma das grandes novidades está logo no ecrã de entrada no iOS - que perde o característico "deslizar para desbloquear" e passa a dar destaque adicional aos widgets.

O gesto de deslizar para desbloquear foi, durante muito tempo, imagem de marca dos iPhones, mas tem perdido protagonismo desde a chegada dos iPhones com Touch ID. Agora, em vez de deslizar o dedo basta clicar no home button para se ter acesso imediato ao sistema - e quando digo imediato, refiro-me mesmo a imediato: ao ponto de alguns utilizadores se sentirem frustrados por deixarem de conseguir ver as notificações, pois ao clicarem no botão para ligar o ecrã o dedo é reconhecido e entram logo no home screen.

A Apple tinha que rever a situação, e é o que faz com o novo iOS 10 que reinventa o lockscreen. Agora, deixa de ser necessário clicar no botão para acender o ecrã do iPhone, bastando pegar nele para que isso aconteça. Para além de ver todas as notificações (com capacidades interactivas graças ao 3D Touch), podemos também deslizar o ecrã para o lado para termos acesso à câmara ou a um ecrã adicional com widgets, que passam a ter protagonismo acrescido e a facilitar o acesso a informação e funções de todo o tipo.

Não deixa de ser curioso que a Apple esteja a apostar nos widgets no lock screen (e muito bem, parece-me) quando no passado o Android já os teve mas a Google acabou por desistir deles. Talvez tenha sido apenas um caso do Android ter apostado nisso na altura errada (antes do tempo)... mas será interessante ver qual será a reacção do público a esta aposta do iOS 10.


8 comentários:

  1. Reinventa o Lock screen? Só se for mesmo no i-phonix, porque no android já há à algum tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No Android já houve e já deixou de haver (no launcher oficial) - como referi.

      Eliminar
    2. A diferença é que no Android tenso de desligar isso, porque gasta muita bateria, e está sempre a ativar o ecrã em falso. No iPhone, não, porque tem dó-processador de movimentos, e um acelerómetro auxiliar de ultra-low power. "Inventar" é facílimo, fazer as coisas direito é outra coisa.

      Eliminar
  2. Sempre a reinventar a pólvora, esta malta

    ResponderEliminar
  3. Copiem, reinventem, façam o que quiserem, quero lá saber da guerrilha entre os FansDoidos, desde que facilite o uso no dia a dia..., siga...

    ResponderEliminar
  4. Já agora, as notificações são completamente personalizáveis num Android Xiaomi, mas graças à MIUI...
    Espetacular...

    ResponderEliminar
  5. Já agora, as notificações são completamente personalizáveis num Android Xiaomi, mas graças à MIUI...
    Espetacular...

    ResponderEliminar
  6. Creio que existem invenções que deixam de ser, e, voltam a ser outra vez😕. Ponho como exemplo o "double tap".
    Quando levava o smartphone no bolso das calças, muitas vezes se ligava com o bambolear da perna. Hoje uso o deslizar, mas curiosamente tem de ser da direita para a esquerda, porque se puser de esquerda para a direita, alguma que outra vez liga sozinho.
    Assim acho que os dois sistemas, servem.

    ResponderEliminar