2016/07/18

Megaprocessor é um CPU tamanho gigante com 40 mil transístores


Por norma o CPU é um daqueles componentes obscuros que se esconde no interior de um computador, e sobre o qual sabemos apenas que "funciona" mas sem perceber muito bem o que faz. Mas agora temos a oportunidade de ver bem de perto todos os detalhes do seu funcionamento, graças ao Megaprocessor, um CPU construído em escala gigante.

Ao longo dos anos já por cá falamos de como funciona um CPU, como são feitos os CPUs, como funcionam os CPUs x86, e até como funciona um transístor. Desde o início dos circuitos integrados que temos assistido a uma verdadeira corrida que vai conseguindo colocar cada vez mais transístores num espaço cada vez mais pequeno, e que actualmente nos permite ter CPUs com mais de 7 mil milhões(!) de transístores. Mas este Megaprocessor segue exactamente no processo inverso...


[são 40 mil destes]

O Megaprocessor é um CPU com capacidades bastantes modestas face a qualquer CPU actual, mas a sua grande diferença é que foi construído usando transístores físicos individuais. São 40 mil transístores e 10 mil LEDs, ocupando placas que preenchem uma sala, e que nos dão a rara possibilidade de estar literalmente dentro de um CPU e ver o fluxo da informação.


Por agora as capacidades deste Megaprocessor parecem estar limitadas a jogar Tetris...  mas ao fim de 5 anos de trabalho a construir este CPU em tamanho que se pode ver, parece-me ser uma excelente forma de celebrar a missão cumprida.



1 comentário:

  1. Provavelmente o jogo de tetris mais caro da historia, mas sem duvida o mais fixe de montar!!

    ResponderEliminar