2016/07/27

Notícias do dia

A Xiaomi apresentou o e o seu primeiro portátil Mi Notebook Air; a Google Play Store ganha novas categorias de apps; a misteriosa Nintendo NX será uma consola portátil com controladores destacáveis; a Tesla vai deixar de usar a tecnologia da Mobileye para condução autónoma; e se as vossas luzes de casa começarem a acender e apagar sozinhas... poderá ser por estarem sob o controlo de hackers.

Não se esqueçam que o nosso meeting mensal é já este sábado (se estiverem por Gaia não percam... até podem aproveitar para caçar mais alguns Pokémon), e que esta semana estamos a oferecer um media player 4K, e que também está aberto o fundo de gadgets que este mês é dedicado a um aspirador robot que vos dará mais tempo livre para as férias.

Receitas da Apple caem - mas ficam acima do estimado




A Apple já revelou os resultados do último trimestre, que se previam ser maus (pois estamos na fase em que a maioria das pessoas já opta por esperar pelo próximo iPhone), mas que ainda assim conseguiram superar as expectativas dos analistas. Isto mesmo tendo em conta uma queda substancial das vendas na China, que foi parcialmente compensada pelo sucesso do iPhone SE, que veio comprovar duas coisas: a primeira, de que ainda há mercado para iPhones com dimensões compactas; a segunda, de que o factor preço ainda pesa... e muito.

Mas... não estou a ver a Apple a actualizar o preço dos restantes iPhones para baixo... embora vá ser interessante ver a recepção do mercado ao próximo iPhone, que terá por missão apenas "tapar o buraco" até que chegue o iPhone de 2017, que será aquele em que se espera uma nova "revolução".


Problema de bateria do Surface Pro 3 deve-se a um bug de software



Se fazem parte do grupo de pessoas que tem visto a bateria do seu Surface Pro 3 durar muito menos do que seria suposto, podem ficar (algo) descansadas por saber que o problema não será da bateria mas sim de um bug de software que a Microsoft espera conseguir corrigir em breve.

... Visto de outra forma, podemos ficar descansados por a MS não começar a usar a mesma técnica da Tesla, de desbloquear capacidade de bateria por software (e a cobrar por isso).



Apple patenteia stylus multiusos que pode funcionar como joystick ou rato


A Apple pediu uma patente onde refere a possibilidade de criar um stylus mais versátil, que para além de poder ser usado para escrever num tablet, também possa ser usado para interagir com outros dispositivos e realizar um maior número de operações. Por exemplo, podendo ser usado como joystick/rato ao ser movimentado no ar, ou rodado entre os dedos para actuar certos controladores, etc.

Não haveria qualquer impeditivo técnico, pois os sensores necessários para tal já se podem encontrar um pouco por todo o lado, sendo que o ponto fundamental seria ter o suporte do software/sistema para tirar partido dessa capacidade - coisa em que a Apple está excelentemente posicionada para fazer.


NIST recomenda que se deixem de utilizar SMS para autenticação 2-factor


A utilização de sistemas de autenticação 2-factor é altamente recomendado nos dias de hoje, de modo a que não se dependa apenas de uma password para nos identificar, mas o NIST (National Institute of Standards and Technology dos EUA) alerta também que a utilização de SMS para receber códigos adicionais já não garante o nível de segurança pretendido.

A utilização de SMS permite potenciais ataque no caso de quem usar números virtuais, que poderão ser facilmente interceptados ou redireccionados; para além de que nalguns casos poderá dar-se o caso das mensagens serem visíveis no ecrã de dispositivos bloqueados. Por isso, a recomendação passa por usar as apps de autenticação que geram códigos sem necessidade de SMS... (mas, na falta de melhor, usar os SMS continua a ser sempre melhor do que depender unicamente de uma password.)


Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário:

  1. Quanto à questão do 2-factor, depreende-se que usando um número de telemóvel "normal" a questão não se coloque, certo? (não considerando os casos de as sms serem visíveis no ecrã inicial)

    ResponderEliminar