2016/07/29

OxygenOS 3.2.2 melhora gravação de vídeo do OnePlus 3


O OnePlus 3 é um excelente smartphone que infelizmente vem acompanhado por alguns bugs, mas a marca tem sido célere a tratar dos mesmos e o OxygenOS 3.2.2 vem resolver mais alguns e finalmente melhorar a qualidade de gravação de vídeo.

Depois de rapidamente terem adicionado um modo sRGB para melhor aproveitarem as capacidades do ecrã OLED, o OxygenOS 3.2.2 vem resolver mais alguns bugs e aplica algumas alterações que melhorarão o seu comportamento. Por exemplo, o sensor de impressões digitais passa a estar desactivado quando se anda com o smartphone no bolso; gestão de notificações melhoradas quando em modo de poupança de energia; NFC nos quick settings; e a correcção do bug que por vezes não deixava que a selecção do modo silencioso no botão lateral ficasse realmente em silêncio.

Mas a alteração que será mais visível e mais se fará notar ocorre na gravação de vídeo. A câmara do OnePlus 3 é excelente, mas a gravação de vídeo 4K ficava aquém do esperado para um smartphone desta gama. Afinal o problema devia-se à escolha do codec, coisa que agora foi rectificada com a utlização de um novo perfil de compressão. Em vez de usar o H.264 Baseline a 42Mbps passa a ser usado o H.264 High com bitrate de 54Mbps - alteração que se fará notar imediatamente nas gravações de vídeo (e que na verdade deveria ter vindo logo de origem, pois o H.264 Baseline é um modo mais adequado para coisas como videochamadas, onde a qualidade não seja uma prioridade).

Como se costuma dizer, é melhor tarde do que nunca, e é bom ver que a OnePlus tem estado atenta às críticas e feito o possível para as resolver em tempo útil - pode ser que sirva de inspiração para todas aquelas marcas que nem se dignam a lançar uma única actualização para os seus equipamentos.

3 comentários:

  1. Top top era trazer já o H.265 que ocupa bem menos memória

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Snapdragon 820 tem suporte de hardware para H.265 - só não o devem fazer por uma questão de licenciamento (ou para não causar complicações na reprodução noutros dispositivos mais antigos, que poderiam não o suportar). No entanto, seria simpático darem essa opção aos utilizadores...

      Eliminar
  2. Bom, bom era resolverem a (falta) do estabilizador da câmara a tempo de mandar vir o meu OP 3 ;)

    ResponderEliminar