2016/07/15

Reino Unido actualiza teste de condução e passa a incluir navegação por satélite


A tecnologia evolui a ritmo alucinante, mas nem tudo o resto é capaz de a acompanhar. No Reino Unido as provas de condução vão finalmente ser actualizadas, passando a incluir coisas que agora serão mais ajustadas às rotinas modernas dos condutores, como a utilização de um sistema de navegação por satélite.

É uma aberração que os testes de condução não acompanhem a evolução tecnológica dos automóveis, mas o Reino Unido quer acabar com essa discrepância e adoptar práticas mais em linha com aquilo que se faz na realidade. Para isso, o teste de condução passará de 10 para 20 minutos, para que o examinador tenha mais tempo para avaliar a capacidade do aluno; e em vez de manobras como acompanhar uma curva em marcha-atrás serão adoptadas manobras mais úteis e comuns, como estacionar adequadamente nos locais indicados em parques de estacionamento.

Lidar com as indicações dadas por um sistema de navegação será outra das coisas que os alunos terão que demonstrar (felizmente, é mesmo só a parte de seguir as indicações e não de introduzir um destino - o que evitará potenciais problemas no caso de sistemas de navegação mais confusos.)

Agora só fica a faltar que o Reino Unido aprenda a conduzir pelo "lado certo" da estrada; e por cá também fica a faltar a discriminação positiva para quem quisesse tirar a carta e conduzir apenas carros com caixa automática (continuo pasmado como por cá ainda não exista essa diferenciação, à semelhança do que acontece noutros países - incluindo o Reino Unido.)


Actualização: afinal também é possível tirar carta para carros com caixa automática em Portugal. Segue-se um esclarecimento que nos foi gentilmente enviado pela escola de condução Invicta.

Em Portugal tal como todos os países da EU, é possível tirar a Carta de Condução em veículos de transmissão automática. O candidato a condutor faz as lições em veículos de caixa automática e é proposto a exame nesse tipo de veículo. Ficando aprovado na carta de condução irá ficar averbado um código 78 que corresponde a veículos de transmissão automática. Este fica habilitado a conduzir veículos da Cat. B de transmissão automática.

Esta restrição não é vitalícia, ou seja, se mais tarde o condutor entender que pretende conduzir veículos de transmissão manual, apenas tem que requerer uma prova prática em veículo de transmissão manual (não precisa de frequentar lições e pode auto-propor-se) para demonstrar que sabe operar corretamente o seletor da caixa de velocidade e embraiagem e ficando aprovado é retirado o código 78 da carta.

Pela experiência que temos, quem pretende tirar a carta em veículos de transmissão automática, quer efetivamente conduzir este tipo de veículos e nunca mais pensa em transmissão manual.

As escolas de condução Invicta (Porto e Gaia) disponibilizam ensino em caixa automática, nas categorias AM – Ciclomotores (scooter), B1 – Quadriciclos e B – Ligeiros.

5 comentários:

  1. Simples: porque no mercado nacional, e mesmo o europeu em geral a caixa automática é uma raridade.
    Aliás, se forem a aos concessionários, duvido que encontrem um que tenha carros com mudanças automáticas à venda, a não ser que encomendem, e esperem semanas ou meses.
    Claro que com os eléctricos isso irá mudar, mas estamos em 2016, e não 2036.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que isso seja mais mito que realidade (e então em gamas superiores arriscas-te a já nem teres caixa manual nem sequer em opção). Seja como for, mesmo que fosse para uma minoria, é uma minoria que não deveria ser discriminada - aliás, a existência de uma carta para carros com transmissão automática até seria um excelente incentivo para se optar por esses veículos.

      Em 2036 esperemos que já nem seja preciso ter carta de condução... pois os carros conduzirão sozinhos! ;)

      Eliminar
    2. Na minha opinião toda a gente deveria tirar a carta com uma viatura com caixa manual

      Eliminar
    3. Carlos isso não é de todo verdade, em portugal praticamente todos os carros seja ele um Fiat punto ou um Mercedes classe E todos os motores vem com caixa manual sendo que a caixa automática vem é uma opção que custa entre 2 a 4 mil euros

      Eliminar
    4. Tens que ir para a Lexus, ou Mercedes Classe S. :)

      Mas olha que mesmo em segmentos baixos não é assim tão incomum, tenho amigos com Clios e Puntos com caixa automática - e vejo cada vez mais pessoas fazerem da caixa automática ponto obrigatório para a compra de um futuro carro (para mim já o é há muitas décadas. :)

      Eliminar