2016/07/14

Sega Saturn passa a poder correr jogos de pens USB


Demorou 20 anos, mas foi finalmente crackado o sistema de protecção da Sega Saturn que obrigava a ter os jogos em CD, permitindo a utilização de discos e pens USB.

As consolas de jogos são equipamentos onde os fabricantes mais investem em sistemas de DRM e anti-cópia (que inevitavelmente se tornam irrelevantes, pois é sempre uma questão de tempo até serem ultrapassados) - e esse investimento acaba por se revelar ainda mais prejudicial a longo prazo, para efeitos de manter essas consolas operacionais.

No caso da Sega Saturn, o seu sistema de CDs não ofereceu dificuldade ao surgimento de jogos copiados, mas complicava bastante a vida aos que queriam utilizá-la e descobriam que o seu drive de CDs se tinha avariado. Deu trabalho, mas um fã que dá pelo nome de Dr. Abrasive conseguiu finalmente crackar o sistema de protecção anti-cópia e criar um emulador de CD para a Saturn que permite que os jogos possam ser carregados a partir de outros dispositivos (como discos ou pens USB). Aliás, o sistema é tão versátil que até permite que a consola escreva numa pen USB.

Fica assim aumentada a longevidade destas consolas históricas, e a possibilidade de se ressuscitarem aquelas que tinham os drives avariados.

1 comentário: