2016/07/24

Snowden propõe dispositivo para detectar se iPhones estão a espiar utilizadores


A maior parte das pessoas pode viver num mundo em que as paranóias de vigilância abusiva apenas acontecem nos filmes, mas Edward Snowden é uma daquelas poucas pessoas que tem que conviver diariamente com a certeza de saber que muitas dessas coisas são reais - e agora propõe um acessório que ajudará a detectar transmissões indevidas.

Quanto mais complexidade tem um dispositivo, menos controlo temos sobre aquilo que realmente ele poderá estar a fazer em segredo - não faltam relatos de dispositivos, que vão dos routers a brinquedos, ou dos teclados a ratos, que são infectados de forma a poderem servir como porta de entrada para os computadores a que ficarem ligados. No caso dos smartphones a coisa complica-se, e Snowden é conhecido por ter especiais cautelas com eles, pedindo a visitantes que os coloquem dentro de um frigorífico ou outra coisa que garanta que não poderão fazer qualquer comunicação para o exterior - tendo por isso surgido a ideia de criar um dispositivo que permitisse detectar quando um smartphone está a fazer comunicações.

Para a maioria das pessoas, colocar o smartphone em modo de avião (ou desligá-lo) será suficiente para apaziguar as suas preocupações; mas para pessoas como Edward Snowden isso não basta, surgindo a desconfiança de que o dispositivo possa continuar a fazer transmissões em segredo. A solução para este problema é recorrer à ajuda de um acessório externo que consiga monitorizar independentemente essas transmissões, assim denunciando qualquer tentativa de comunicação secreta que não deveria existir (refira-se que Snowden já alertou para a capacidade da NSA ligar remotamente um iPhone "desligado" - mas quero acreditar que isso só aconteça no caso de dispositivos que já tiverem sido infectados de alguma forma...)

Com acesso directo ao cartão SIM e monitorizando os sinais enviados para as antenas, um dispositivo como este poderá tornar-se numa ferramenta indispensável para quem tenha necessidade de garantir a sua privacidade, como jornalistas, activistas políticos, etc. E... por este andar, qualquer dia ainda passamos a ter uma lista de produtos "Snowden approved" como sendo garantidamente à prova de espionagem... a não ser que também se desconfie do próprio Snowden. ;)

9 comentários:

  1. Metade das vezes que tento aceder ao atdm no telemóvel abre um daqueles sites de vírus no telemóvel.

    Não me acontece em mais lado nenhum...

    https://s31.postimg.org/3jwx6886z/Screenshot_2016_07_24_23_39_59.png

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um problema conhecido, que tem afectado também sites como o Android Police. A questão é que isso está a chegar via os próprios anúncios servidos pela rede da Google, e eles não parecem estar muito preocupados em resolver este problema... :(

      (Ainda por cima, como a versão mobile é gerada automaticamente, nem sequer tenho a possibilidade de desligar a publicidade lá.)

      Eliminar
    2. Para referência, a queixa que Artem Russakovskii fez a propósito dos seus sites Android Police e APK Mirror.

      https://plus.google.com/u/0/+ArtemRussakovskii/posts/28BtKzj7V34

      Eliminar
  2. Sabem um bom local onde procurar como remover virus de androids? Não há tanta boa info na net como há para windows.
    O telemóvel da minha irmã estava sempre a mostrar pop ups a tentar instalar umas apps de jogos. Descarreguei 2 antivirus, avast e outro, aquilo faz scan, deteta coisas e limpa. Depois tem um "escudo" que deteta ficheiros que estão sempre a aparecer no disco, criados pelo virus, e pergunta se quero limpar. Continuam a aparecer os pop-ups anteriores e agora aparecem uns novos do antivirus :)
    A questão é, estão para lá processos a correr ainda a criar os pops, os antivirus nada parecem conseguir fazer e não encontro grande info na net sobre o problema.
    Será que vou ter que fazer um reset?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Terás que começar por fazer um factory reset, e esperar que resolva. Se for daqueles malwares que instalou "rootkits", poderás ter que regravar o firmware oficial.

      Eliminar
    2. Obrigado Carlos. Ter irmãs dá nisto...muito trabalho.

      Eliminar
    3. Obrigado Carlos. Ter irmãs dá nisto...muito trabalho.

      Eliminar
  3. Esta noticia fez me lembrar um "gadget" que tinha colado ao meu velhinho 3310 na zona da antena que não passava de um autocolante com 3 leds que colado junto da zona da antena que assim que estava para receber uma comunicação (voz ou sms) começava a piscar uns segundos antes do telémovel começar a tocar...pindérico sim mas perdoem os meus 15 anos à altura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do que te foste lembrar! :)
      Era uma excelente ideia, mas não sei se actualmente ainda daria para acender os LEDs, pois os smartphones/telemóveis actuais usam potências mais reduzidas de transmissão...

      Eliminar