2016/07/14

Tesla lança Model X 60D mais "económico" e com bateria limitada por software


A Tesla quer tornar o seu Model X mais acessível, e acaba de revelar o modelo 60D mais económico - mas cuja autonomia mais reduzida é conseguida apenas à custa de uma restrição de software, pois tem exactamente a mesma bateria que o modelo seguinte mais caro.

O Model X é um carro impressionante, mas o preço de 83 mil dólares para o modelo base do X 75D não ajuda no momento de atrair compradores (ao contrário do Model 3 de 35 mil dólares, que bateu todos os recordes de pré-compra de um automóvel.) Por isso a Tesla criou um novo modelo mais económico: o Model X 60D custa "apenas" 74 mil dólares - e que reduz a autonomia anunciada de 237 para 200 milhas (de 380 para 320 quilómetros).

Mais interessante que analisar se realmente se justifica pagar 9 mil dólares pela diferença de 60km de autonomia, é constatar que esta limitação está a ser imposta artificialmente, pois o Model X 60D tem precisamente a mesma bateria de 75kWh do X 75D. Aliás, a Tesla dá aos compradores do X 60D a possibilidade de, a qualquer altura, fazerem uma actualização remota que desbloqueia o acesso à capacidade completa... por 9500 dólares.

Refira-se que isto não é novidade na Tesla, e já tinham feito o mesmo para o Model S70, que também tinha bateria de 75kWh "desbloqueável". Esperemos apenas que outros fabricantes não se lembrem de recorrer a tácticas idênticas... Já imaginaram o que seriam smartphones que só funcionassem por 8 ou 9h seguidas, mas que poderiam funcionar  por 12h ou 24h se os utilizadores pagassem para desbloquear a capacidade da bateria? Pois... também não me parece que fosse a melhor opção.

3 comentários:

  1. É até ao dia que alguém arranje maneira de fazer root/jailbreak aos Teslas :P

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente não percebo estes " esquemas " das baterias quando o cliente tem de pagar 74.000 dolares por um carro ,não sei qual é o caminho da Tesla porque lucros ainda ninguém os viu e dificilmente conseguirá ter antes de 2020. Depois outro problema é como cai a Tesla garantir satisfazer as encomendas do MODEL 3 o carro mais economico porque os fabricantes das baterias não garantem o fabrico das mesmas porque as grandes marcas tradicionais neste momento já se lançaram no fabrico dos carros electricos e já fizeram acordos com os gigantes das baterias ( Panasonic e Samsung ), a ver vamos .......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso é que eles próprios estão a construir a maior fábrica do mundo para produzir baterias para automóveis eléctricos.

      Eliminar