2016/07/25

UMi Super e a credibilidade dos componentes utilizados


O UMi Super é um dos smartphones mais atractivos dos últimos tempos, mas que está dependente da marca se reabilitar da relação conturbada que tem tido com os utilizadores. Neste Super, a UMi diz recorrer aos melhores componentes disponíveis, mas também há quem coloque isso em causa e relembre episódios passados.

Um smartphone com ecrã Full HD de 5.5", Helio P10, 4GB de RAM, câmara de 13MP, bateria de 4000mAh, construção em metal, sensor de impressões digitais e Android 6.0 por 194 euros é uma proposta altamente tentadora logo à partida, mas que a UMi tenta tornar ainda mais apetecível ao referir expressamente que os principais componentes têm origem em marcas bem conhecidas. Por exemplo, temos o CPU da MediaTek, o ecrã Full HD da Sharp, memória RAM da Samsung, sensor da câmara da Panasonic, e uma bateria da Sony.


São referências que visam dar alguma garantia aos potenciais clientes, considerando que no passado a marca já foi criticada por usar componentes de qualidade duvidosa - e que muito bem poderiam servir para "limpar a imagem" de uma marca que no passado já foi apanhada em omissões flagrantes (lembram-se do UMi Rome, que vinha anunciado como tendo ecrã AMOLED mas que na verdade era um LCD?) Questões que também voltam a surgir, por exemplo, com a bateria da Sony que não traz referência Sony - mas que a UMi tenta explicar dizendo que usa as células da Sony no seu interior mas que são montadas por outro fabricante.

É por isso importante que este UMi Super demonstre que a marca aprendeu com os erros passados, e que desta vez os interessados pudessem ter total confiança de que receberiam um smartphone sem problemas e coincidente com aquilo que lhes fora prometido. Daí termos desde logo iniciado um inquérito na nossa mailing list para tentar averiguar se os UMi Super estavam a chegar sem problemas. Até ao momento já tivemos relatos de que tudo funciona perfeitamente, mas também de algumas pessoas que terão que os devolver devido a problemas de recepção GPS (que funciona razoavelmente bem quando se está parado, mas para efeitos de apps de navegação causa várias falhas - o que parece indicar que se trata de um problema de software e não de hardware.)

Se também mandaram vir um UMi Super, não deixem de contar que tal se tem comportado, quer seja na nossa mailing list quer nos comentários.

19 comentários:

  1. Queria fazer root do meu para instalar o MT GPS Fix que pode ser que resolva os problemas do GPS.
    Para entrar em boatloader carrego em Volume up + Power On e aparece-me um bonito menu em mandarim...
    Como ter as opções em inglês?

    ResponderEliminar
  2. Por aqui o GPS não é fantástico mas dá perfeitamente para navegar, no entanto pelo que vi nos fóruns deles pode tratar-se de mau contacto entre a board e a antena que fica na tampa do topo. O que me faz algum sentido visto que há uns bem melhores que outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi a minha primeira suspeita. Como não me sentia à vontade para abrir o telemóvel levei-o a uns "indianos" que mo devolveram com a douta afirmação "o problema não é hardware é software" :)
      Como li noutros lados que os chips MediaTek por vezes tinham problema com os GPS havendo várias receitas das quais a mais simples é a tal utilização do MT GPS Fix...

      Eliminar
  3. Para já há dois pontos negativos. Um é que sendo um telemóvel com 4G nunca consegui ter rede a 4G. O operador é NOS, não sei se tem alguma influência, mas fica dada a informação. O outro ponto negativo é uma mensagem de erro "Lamentamos o small window foi interrrompido" sempre que ligo o play music. Quanto à câmara, não é nada de especial, cumpre sem brilhantismo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. já experimentei a mesma situação da rede, no que diz respeito à internet acho que a nos é equiparada, porque embora não consiga ter tantos picos de velocidade alta, consigo ter melhor captação de rede em garagens, tuneis e elevadores. Quanto à identificação de rede, aviso que sou um bocado leigo na matéria mas, do que estive a ler o standard 4g não é propriamente um standard no que diz respeito a nomenclatura, e existem varias tecnologias que podem ser consideradas como 3,5g como o +hsdpa ou o wcdma ou 4g com algumas diferenças como o LTE-FDD e LTE-TDD. Nestes casos eu sofrendo uma actualização de firmware no smartphone acabei por ver identificada como 4g a rede a que me ligava quando antes aparecia sempre H+, o que me parece levar a crer que há mais uma distinção de nomenclatura do que a uma falha no equipamento.

      Eliminar
    2. PS. verifiquei num site da internet que a Vodafone é de facto em Portugal a única operadora com frequências LTE-TDD, e o meu dual-sim identificava a Vodafone sempre como 4g e a nos como h+, agora identifica tudo como 4g

      Eliminar
  4. Eu desconfio do Gorilla Glass q dizem q o ecra tem :( levei o tlm num bolso de uma mochila juntamente com uma carteira q tinha uns apliques metalicos e ficou bem marcadinho :(
    Nao sei se vale a pena reclamar ou se vao achar que foi má utilizacao do tlm...

    ResponderEliminar
  5. Eu hoje enviei o meu para trás. Experimentei todos os fixes para o GPS que existem na Internet e nada resolveu. Para além deste problema não tenho mais nada a reclamar. A bateria era boa e o ecrã também. Em relação ao 4G existe um detalhe, pelos vistos existe apenas um dos slots SIM em que funciona o 4G.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. como fez para enviar para o enviar para tras, para quem o enviou e como o fez....obg

      Eliminar
  6. Bom e barato acho difícil, querem produtos sem problemas vão para algo mais caro. Já testei alguns Umi e nenhum me convenceu. Nunes91: isearchSmarphones

    ResponderEliminar
  7. Recebi o meu no fim de Junho. Até agora sem problemas. Fui de férias usei o GPS sem problemas. Mas, (há sempre um 'mas') o sinal wi-fi não é tão bom com o do Moto G de primeira geração que tenho. Uso no limite do sinal e este não funciona no mesmo local, tenho de estar muito mais perto. Em relação ao GPS também noto que dentro de casa não fixa o local enquanto o outro era imediato fosse onde fosse. Li o cometário do rsl e penso que tem razão, nunca tive protecções no moto G e não tenho um único risco, o mesmo não posso dizer deste que em tão pouco tempo já tem umas marcas bem visíveis. Seja como for estou satisfeito com o UMI Super. Vamos ver como se comporta para a frente.

    ResponderEliminar
  8. Olá o Umi Touch têm giroscopio?? Alguém me sabe dizer???
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  9. Confirmo os receios q tinha... o meu UMI caiu ao chao de uma altura de 20/30 cm com uma FLIP COVER e o ecrã rachou a meio. O touch da parte de cima funciona, o da porte de baixo nao responde, incluindo os toutch buttons :(
    Gorrila Glass uma tanga...
    http://community.umidigi.com/forum.php?mod=viewthread&tid=4119&extra=page%3D2%26filter%3Dtypeid%26typeid%3D167

    ResponderEliminar
  10. Por favor decirme como solucionar el GPS.urgente

    ResponderEliminar
  11. Boa noite, tenho um umi super; dum momento para o outro deixou de mostrar quem está ligando do outro lado; para atender uma chamada tenho de clicar no simbolo telefone e depois aparece," voltar às chamadas em curso ", clico ai e então recebo a chamada e vejo o nome de quem está ligando. Alguém pode ajudar-me? Desde já obrigada. Graça

    ResponderEliminar
  12. Ola Boa noite, a minha bateria, ao chegar em 50℅ zera de repente e desliga, desligamento súbito. Quando coloco pra carregar novamente começa com 1%. ele "carrega" novamente até 100℅ nao sei o que fazer, alguem me pode ajudar...

    ResponderEliminar
  13. Boa noite, quando faço chamadas quem recebe aparece como desconhecido( sem identificação) alguém sabe como alterar??
    Muito obrigado

    ResponderEliminar