2016/07/13

WTF oferece 5GB de YouTube


O WTF volta a aposta na oferta de tráfego para apps específicas, mas desta vez aplica a um conceito a um serviço onde isso faz sentido: o YouTube.

O WTF foi um dos primeiros tarifários a oferecer tráfego ilimitado para diversas apps - como o Facebook, Instagram, Snapchat, WhatsApp, Skype, Facetime, etc. - mas digamos que não são as apps que tradicionalmente usam mais dados. Mas agora as coisas começam a ficar interessantes, pois o WTF passa a incluir o YouTube na lista de apps, passando a disponibilizar mais 5GB de dados para ver vídeos sem preocupações (para além dos dados incluídos no tarifário).

Estes 5GB do YouTube só se aplicam aos tarifários "T" e "F", que já incluíam 1GB e 5GB de dados genéricos, respectivamente.


Ter em atenção que não somos grandes fãs deste tipo de tarifários, que subvertem por completo a ideia de que todos os dados deveriam ser tratados de igual forma; e não é preciso ver onde este tipo de comportamento nos pode levar. Já imaginaram o que seria contratar um serviço de acesso à internet onde se tivesse direito a 10GB para aceder à web, 1GB para fazer uploads de fotos, 500MB para usar em apps de mensagens, 1GB para o Spotify, 5GB para usar no YouTube, e 10GB para usar no Netflix? Pois, é absurdo, mas tarifários como estes começam a aproximar-nos cada vez mais deste cenário.

Muito mais simpático teria sido simplesmente aumentar os limites de dados para 6 e 10GB respectivamente, e deixar que cada utilizador os utilizasse como quisesse. Infelizmente, o sucesso destes tarifários parece demonstrar que a fórmula funciona (até o Yorn X já passou a oferecer o tráfego para certas apps, e no MEO há muito que se tem acesso ilimitado aos serviços "da casa"), pelo que não me parece que os operadores voltem a trás... a não se que uma certa entidade reguladora que deveria estar atenta a estas situações comece a relembrar que esta discriminação dos dados não deveria ser aceitável.


2 comentários:

  1. Tarifário interessante, mas não aplicável a dinossauros do tempo dos monitores de fósforo verde... :)

    ResponderEliminar
  2. mesmo assim o yorn x neste momento está a léguas com os dados ilimitados para spotify premium com oferta do mesmo para o tarifário de 15 GB

    ResponderEliminar