2016/08/12

Adblock Plus já bloqueia publicidade anti-adblocker do Facebook


Não foi preciso esperar muito para que os adblockers reagissem às intenções do Facebook de mostrar publicidade mesmo a quem usasse adblockers: e o Adblock Plus já bloqueia essa publicidade no Facebook.

Tal como se fazia prever, a opção do Facebook em entrar em confronto directo com os adblockers só poderia resultar numa reacção que tornasse essa opção irrelevante, dando início ao habitual jogo do gato e do rato, onde cada lado vai tentando enganar o outro, e o outro lado vai reagindo da forma mais rápida possível - e por agora fica demonstrado que não será fácil ao Facebook apresentar publicidade a quem não a quiser ver.

O Adblock Plus já actualizou a lista de definições de forma a continuar a bloquear a publicidade que o Facebook esperaria apresentar a quem utilizar adblockers, e até partilha a regra que o permite fazer (para quem não quiser esperar pela actualização):
  • facebook.com##DIV[id^="substream_"] ._5jmm[data-dedupekey][data-cursor][data-xt][data-xt-vimpr="1"][data-ftr="1"][data-fte="1"]

Resta agora saber até onde é que o Facebook estará disposto a levar esta palhaçada, embora se saiba que também terá recursos suficientes para começar a tornar este processo bastante mais complicado de contornar para os adblockers. Mas... nem que seja pela questão de princípio, é garantido que a maior parte deles não dará tréguas a esta posição do Facebook de se querer sobrepor às vontades dos utilizadores que não queiram ver publicidade nas suas páginas.

Actualização: o Facebook já alterou a publicidade de forma a ultrapassar a actualização do Adblock Plus; está dado o tiro de partido para a mais absurda guerra do ano...

6 comentários:

  1. Resultado final : Facebook 0 - Adblock Plus 0
    O Facebook e o Adblock vão ficar tão pesados co esta gerra que a malta vai deixar de os usar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda há pessoal que usa o Facebook? :p

      Eliminar
    2. A grande maioria, ou há dúvidas disso? :p

      Eliminar
    3. Pesados? O AdBlock funciona com listas de expressões regulares e basta acrescentar uma linha ou modificar uma já existente, que em pouco tempo é atualizada automaticamente em todos os clientes. O facebook tem de alterar o código, testar e fazer deploy das mudanças para os utilizadores, rezando para não ter lixado nada.
      Alguém aposta quem é que cede primeiro?

      Eliminar
  2. Para combater o tal peso:
    FB Lite, Metal, Simply for FB, ou melhor ainda: FB pelo browser.
    (O melhor mesmo, é não usar o FB... ;) ).

    ResponderEliminar
  3. UBlock , sempre bloqueou a publicidade do facebook e continua, é o melhor que existe.

    ResponderEliminar