2016/08/21

Airlander 10 é a maior aeronave do mundo e está pronta para voar


Os aviões podem ser as aeronaves mais populares da actualidade, mas há quem queira fazer regressar os dirigíveis aos nossos céus, e o Airlander 10 é "apenas" o maior dirigível da actualidade.

O Airlander 10 é por agora um protótipo que pretende demonstrar a validade da sua tecnologia, para transportar pessoas e carga de forma mais eficiente que um avião e que, com 92 metros de comprimento, é também a maior aeronave da actualidade (para referência, um Boeing 747 mede cerca de 76 metros).

Mas não se pense que este dirigível é igual aos de antigamente. O Airlander não só usa hélio, como usa também uma pressão extremamente baixa. Mesmo que alguém fizesse centenas de furos no seu "balão", o mesmo poderia continua a voar durante horas, e aterrar suavemente em qualquer local plano. É que, em vez de depender unicamente de "gás" para flutuar, o Airlander usa o design híbrido, que também aproveita o seu formato aerodinâmico para criar sustentação, de forma idêntica à da asa de um avião. O resultado é uma aeronave que pode transportar toneladas de carga de praticamente qualquer local para qualquer outro local, mesmo aqueles onde não seria possível utilizar aviões ou helicópteros.
[O Airlander 10 pode ser grande, mas o Hindenburg tinha mais do dobro do comprimento!]

Entre as suas vantagens face aos aviões convencionais está a capacidade para se manter no ar durante 5 dias (com tripulação), ou durante 2 semanas (sem tripulação) - e caso comecem a surgir interessados, o passo seguinte será o Airlander 50, com capacidade para transportar 50 toneladas e 500 metros cúbicos de volume de carga.

Mas por agora, com o primeiro Airlander 10 finalmente pronto a voar, ainda há que fazer muitos voos de teste e de demonstração...

1 comentário:

  1. Um dos financiadores deste projecto é o Bruce Dickinson, vocalista dos Iron Maiden, piloto e fervoroso fan da aeronautica:
    http://www.metalinjection.net/latest-news/bruce-dickinson-wants-to-save-the-world-with-a-supermassive-aircraft.

    ResponderEliminar